
Publicado em 21/05/2024 - 10:42 / Clipado em 21/05/2024 - 10:42
Escola de Saúde e Bem-Estar Animal de São Caetano inicia aulas práticas de banho e tosa
POR REDAÇÃO
Na segunda-feira (20/5), a Escola de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou as aulas práticas de Banho e Tosa com cães. O curso tem como objetivo capacitar a população para atuar com qualidade no setor pet, além de gerar emprego e renda.
Desenvolvimento Municipal
“As políticas de saúde e bem-estar animal estão sendo ampliadas a cada dia, o que faz de São Caetano uma referência neste quesito. É mais uma prova de que pensamos no desenvolvimento do município em todas as áreas”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
Infraestrutura e Iniciativas Pioneiras
São Caetano conta com uma série de iniciativas pioneiras no cuidado animal. Há pouco mais de um ano, foram inaugurados o Hospital Veterinário Municipal, a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa), a Escola de Saúde e Bem-Estar Animal (a primeira do Brasil) e a Farmácia Veterinária Municipal. “São ações pioneiras e que demonstram a preocupação da Administração em todas as vertentes. O município tem adotado planejamento estratégico, melhorando, cada vez mais, as políticas de atenção e cuidados aos animais”, acrescentou a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.
Localização e Funcionamento
A Escola de Saúde e Bem-Estar Animal está localizada na Rua São Paulo, 2.124, Bairro Santa Paula, e atende das 9h às 16h. Inaugurada em 28 de março, a instituição tem a expectativa de atender 1.000 alunos por ano nos programas de capacitação, além de oferecer cerca de 200 banhos e tosa por mês, realizados como aulas práticas supervisionadas.
Aulas Práticas e Técnicas Ensinadas
No curso, inicialmente dividido em três turmas, os alunos aprendem técnicas de banho em cães, como corte de unhas, limpeza de orelhas, escovação de pelos, tosa higiênica e tosa geral. As aulas começaram no dia 6 de maio, com 50 vagas ofertadas e mais 10 de cadastro reserva.
Um exemplo de sucesso é o caso de Cláudia Aragão de Rosa, 48 anos, que está fazendo o curso e levou seu shih-tzu Snicker para ser modelo nas aulas práticas. “Ele é o meu chocolatinho”, brincou Cláudia, que está se preparando para abrir seu próprio negócio após concluir o curso Técnico de Veterinária na Famesp (Faculdade Método de São Paulo).
Inscrições e Participação
Os interessados em cadastrar seus pets como modelos para o curso de banho e tosa podem se inscrever pelo link: https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/agendamento-saude-animal. Em 18 de junho, haverá inscrições para uma nova turma do curso. As inscrições são presenciais, e mais informações serão divulgadas nas redes sociais no início de junho.
Conclusão
Com a ampliação das políticas de saúde e bem-estar animal, São Caetano do Sul segue se destacando como um modelo de referência no cuidado e capacitação profissional no setor pet. As iniciativas implementadas pela Prefeitura não só melhoram a qualidade de vida dos animais, mas também oferecem oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico para a população.
Veículo: Online -> Portal -> Portal de São Caetano do Sul
Seção: Cidades