
Publicado em 15/05/2024 - 18:26 / Clipado em 15/05/2024 - 18:26
Atleta da Confederação Brasileira de Taekwondo é alvo de ataque racista em estação de trem
Lívia Maria
O jovem conversava com uma amiga em uma estação de trem, na cidade de São Caetano do Sul, quando recebeu uma voadora motivada por preconceito racial
Gabriel Campolina Santos, conhecido no taekwondo como 'Mussun', foi alvo de descriminação racial em uma estação de trem, na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. O jovem conversava com uma amiga quando tomou uma voadora do agressor, que agrediu o atleta por ele estar abraçado a uma mulher branca, sendo um homem negro.
O atleta é faixa preta em taekwondo e faz parte da Confederação Brasileira do esporte, a CBTKD. Além da voadora, o agressor, identificado como Matheus Cerqueira Santana, ainda bateu e puxou o cabelo de Gabriel, que reagiu com uma joelhada.
Ao questionar Matheus, o lutador ainda foi alvo de comentários racistas: "Ele falou que eu estava me fazendo de vítima. Disse assim: 'Você é preto e estava abraçado com uma pessoa branca'", relatou o jovem ao colunista Demétrio Vecchioli da UOL.
Segundo Gabriel, o agressor recebeu linchamento de algumas testemunhas, que foram contidas após a chegada de guardas. Mesmo rendido, o homem ainda proferiu frases racistas quando o lutador começou a filmar o rosto dele: "Olha a palma da sua mão, você sabe o que você é", teria dito ele, segundo o agressor.
Ainda que fosse a vítima da situação, o atleta confessou a Vecchioli que ficou com medo das consequências de ter reagido: "Quando dei a joelhada, pensei que estava ferrado, que ia acabar sobrando para mim".
Em nota, a confederação da qual Gabriel faz parte lamentou o ocorrido: "Expressamos nossa solidariedade ao atleta Gabriel Campolina dos Santos e reiteramos nosso compromisso em combater ativamente o racismo e todas as formas de discriminação. É dever de todos nós lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos possam viver livremente, sem medo de serem alvo de ódio e intolerância", dizia a equipe em nota.
Veículo: Online -> Site -> Site Revista Quem
Seção: São Caetano