Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 07/05/2024 - 09:00 / Clipado em 07/05/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 07/05/2024


Comentário geral: O SP-1 e o site G1, da Rede Globo, repercutem matéria veiculada pelo Fantástico no domingo sobre denúncias de racismo em escolas de São Caetano. O SP-1 lembra que já havia noticiado casos na Escola Municipal Ângelo Raphael Pelegrino em outubro do ano passado, mas, segundo alguns alunos e suas famílias, as demonstrações de preconceito continuam. Os casos incluem discriminação de colegas de turma e até de professores; pais criaram o coletivo Akilomba para tentar lidar com a situação. A reportagem do SP-1 ouviu vários alunos que teriam sofrido discriminação nessa escola, bem como seus país, e diz que as famílias contaram que a Prefeitura de São Caetano tem a mesma resposta para todos os casos e ignora os BOs e os pedidos de solução. A secretaria de Educação de São Caetano divulgou nota afirmando que vem desenvolvendo ações contra o racismo na cidade e na rede municipal, que acolhe estudantes vítimas de racismo e que criou um grupo de formação de professores.  

Em matéria sobre decisão da Justiça de obrigar a Prefeitura de São Bernardo a pagar R$ 3,9 milhões ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o Diário do Grande ABC informa que a Prefeitura de São Caetano deve cerca R$ 500 mil ao colegiado. Tanto São Bernardo quanto São Caetano se desligaram do consórcio no início de 2023. O jornal traz nota oficial do consórcio em que informa que a dívida de São Caetano “está sendo discutida de forma administrativa e institucional, sem a necessidade de judicialização”. Procurada, a prefeitura não se manifestou.

Em outra matéria, o DGABC informa que o plenário da Câmara Municipal de São Caetano vota hoje projeto do prefeito José Auricchio Jr. que prevê a criação da ouvidoria setorial da Educação. A proposta é criar um canal para denúncias e reclamações. Segundo o jornal, o projeto deve gerar embates acalorados entre situação e oposição porque a pauta entra em discussão depois de o DGABC ter publicado matéria, no domingo (5), denunciando a falta de professores no ensino integrado da cidade, situação que levou a vereadora Bruna Biondi (Psol) a acionar o MP contra a prefeitura.  

Ainda no DGABC, matéria informa que apenas 30% do público-alvo do Grande ABC foi vacinado em 42 dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza: até ontem, foram 310.830 pessoas imunizadas, do total de cerca de um milhão que pertencem a grupos prioritários, como gestantes, idosos e trabalhadores da saúde. Em São Caetano, para um público-alvo de 79.929 pessoas, 22.587 foram vacinadas, ou seja, 32,31% do total.

Nota da coluna Radar Político, do jornal ABC Repórter, informa que o ex-vereador Jorge Salgado, presidente da APAE de São Caetano e pai do vereador Caio Salgado, filiou-se ao Solidariedade, partido que estava com Fabio Palacio (Podemos), mas agora apoia a pré-candidatura de Tite Campanella (PL), embora não lançará uma chapa de candidatos à vereança.
 

Outros destaques:

Todos juntos pelo Rio Grande do Sul - TV Globo - SP1.
Região mobiliza para ajudar vítimas de tragédia do Rio Grande do Sul - Jornal ABC Repórter - Grande ABC/SP.
RS submerso: ABC reforça campanhas e quem esteve lá relata desespero - Site Repórter Diário.
Conexões da Vida: parceria entre Prefeitura de São Caetano e USCS dá orientação psicológica a adolescentes e idosos – Jornal ABC Repórter.
Casa do Artesão terá roda de samba e sorteios de brindes para Dia das Mães – Jornal ABC Repórter.
Circuito Sesc de Artes foi realizado em São Caetano – Jornal ABC Repórter.
São Caetano renova frota da Secretaria de Mobilidade Urbana com novo padrão visual – Jornal ABC Repórter.
UP! ABC reúne 12 mil pessoas na USCS – Site ABC em Off.
Consórcio promete retorno de alertas do CGE – DGABC.

Tom geral do noticiário: negativo/neutro/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah