Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 04/05/2024 - 07:32 / Clipado em 04/05/2024 - 07:32

Sesc São Caetano traz apresentações de valorização da comunidade LGBTQIAP+


Beatriz Gomes

 

Durante o mês de maio, a unidade de São Caetano do Sesc realiza o programa Legítima Diferença, que durante todos os fins de semana do mês irá trazer apresentações e palestras dedicadas ao protagonismo da comunidade LGBTQIAP+. Atividades terão início nesta sexta-feira (03/04), se estendem até 31/05 e incluem bate-papo, circo adulto, sarais, música e teatro que destacam as produções culturais e artísticas dessa comunidade, o que proporciona visibilidade, destaca talentos e exalta narrativas muitas vezes esquecidas e marginalizadas.

Em entrevista ao RDtv, a programadora cultural do Sesc São Caetano, Lívia da Silva conta que o projto foi lançado em 2019 no Sesc São Paulo e, o objetivo é estende-lo durante todo o ano. “O dia 17 do mês é o dia internacional contra a homofobia, bifobia e transfobia e é um momento em que nós concentramos essas atividades, mas como sabemos, a luta contra o preconceito deve se estender durante todos os dias de todos os meses. Com as atividades, o público será convidado a refletir sobre questões de diversidade para construir em conjunto uma sociedade que garanta direitos, existência livre e justiça social”, diz.

Eventos se propõem a ser espaços de diálogo e troca, onde a diversidade de identidades e experiências é valorizada e respeitada

As apresentações tiveram início nesta sexta-feira (03/05), com o show “Canto pra Sobreviver”, que oferece experiência íntima e poderosa, compartilhando as profundezas da jornada de uma travesti preta, gorda e periférica. “É uma celebração da vida das pessoas trans através das transvivências de Ayô Tupinambá. É um testemunho vivo, uma narrativa musical que honra as diversas identidades e histórias que muitas vezes são marginalizadas”, comenta Lívia. Ao compartilhar suas vivências, Ayô desafia estereótipos em um espaço de reflexão e empatia, convidando todos a reconhecerem a beleza e a complexidade das vidas trans.

Na próxima sexta-feira (10/05), das 20h às 21h, será a vez da peça Glória em Um Lugar Solitário, em que Gloria, uma artista transformista, revisita passagens de sua vida permeadas pelos shows de dublagem que fizeram parte de sua trajetória de artista enquanto prepara o jantar e espera uma ligação. O trabalho é uma homenagem à Alberto D´ellis, ator transformista e cobrador de ônibus na cidade de São Caetano dos anos 80 e 90 sendo figura marcante no imaginário coletivo do ABC. Já no dia 17/05, das 20h às 21h, a Drag Queen Miss Glória retorna ao Sesc para falar sobre trajetos e trajetórias na vida e na arte refletindo sobre estética, sociedade, ética e boas músicas no melhor estilo acústico.

No dia 24/05, será a vez do  Sarau Travas da Sul que propõe a participação de artistas, poetas e slammers escolhidos pela curadoria da Travas da Sul além da participação espontânea do público com o microfone aberto durante toda a atividade. Fomentam narrativas que promovem a reflexão e participação consciente da comunidade em geral com diferentes linguagens artísticas.

A última atividade acontece dia 31/05, das 20h às 20h40, e será o espetáculo de circo adulto “O Passo de Duas”, com as palhaças Lígia Maria e Cangica que apresentam uma narrativa poética e paródica sobre as dificuldades, contradições e conquistas acerca de seu mundo enquanto mulheres e um casal lésbico.

Um ato cênico performático que trata do cerceamento feminino no mundo e questiona um certo imaginário normativo sobre o papel da mulher na humanidade. Signos binários que se repetem ao longo dos séculos como o mito de que um amor só se torna possível entre um homem e uma mulher. As palhaças apresentam quadros cômicos que parodiam a estrutura social, tecendo uma narrativa inusitada por meio da mímica, humor sarcástico, ludicidade e interação com o público.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3430275/sesc-sao-caetano-traz-apresentacoes-de-valorizacao-da-comunidade-lgbtqiap/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Cultura