
Publicado em 29/04/2024 - 08:12 / Clipado em 29/04/2024 - 08:12
Campanhas do Agasalho começam na região; veja onde fazer doações
Beatriz Gomes
Com a proximidade dos meses mais frios do ano, prefeituras, escolas, ONGs e shoppings do ABC começam a divulgar e organizar campanhas do agasalho. Em Santo André, a ação da Prefeitura começa na primeira quinzena de maio e vai até setembro. Podem ser doados itens de vestuário ou calçado ou roupas de cama, mesa e banho em bom estado.
As doações podem ser feitas nas quatro Lojas Solidárias instaladas nos shoppings Atrium, Grand Plaza e Shoppinho, além de pontos espalhados pela cidade que serão divulgados em breve. A expectativa é que supere a marca do ano passado, quando foram arrecadados 247 mil itens contra 230 mil em 2022.
A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) realizará a campanha entre 20 de maio a 26 de junho, por meio da Acisa Solidária. Trata-se da quarta edição da campanha, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André e a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa). Durante a ação, serão arrecadados cobertores, roupas, agasalhos, acessórios e calçados em bom estado de conservação, mas os pontos de arrecadação ainda não foram divulgados.
Realizada durante todo o ano, a campanha de agasalho do Anjos da Sopa é intensificada nesta época do ano. Gisele Capelli, fundadora da organização, conta que o projeto arrecada, no endereço rua Javri, 449, na Vila Assunção, em Santo André, roupas, agasalhos, em especial roupas masculinas, já que 90% da população de rua é do sexo masculino. “Para pessoas que não possuem roupas e cobertores para doação, pode doar o valor que poder pelo link e, com o dinheiro arrecadado, compramos cobertores biodegradáveis para distribuir”, comenta
São Bernardo
A Campanha de Inverno 2024 de São Bernardo será lançada em maio. Serão recebidos itens de inverno como calças, blusas, agasalhos, cobertores novos e peças usadas em bom estado de conservação. As peças arrecadadas serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FSS) da cidade. Desde 2017, quando o Fundo Social foi retomado, foram arrecadados cerca de 600 mil itens por meio da campanha. A prefeitura ainda não divulgou os pontos de arrecadação.
O grupo de escoteiros Guaianazes, com sede em São Bernardo, realiza a Campanha do Agasalho todo mês de maio e neste ano acontece entre os dias 4 e 11. Para o RD, o diretor presidente do grupo, Geraldo José Pinto, explica que os escoteiros do grupo iniciam a campanha com panfletagem pelas ruas e, no dia 11 passam pelas casas para recolher os donativos. “Também no dia 11, montamos uma base de recebimento na praça dos professores na rua Giácomo Versolato, bairro Nova Petrópolis, para receber as doações”, afirma. A instituição aceita doações de agasalhos e roupas em geral desde que em bom estado, alimentos, produtos de higiene e brinquedos. As doações serão entregues à instituição IAM, no bairro Pauliceia, em São Bernardo.
Na educação, o colégio COC São Bernardo começa a arrecadar roupas de inverno, como casacos, calças e camisetas de manga comprida, além de sapatos, toucas, meias e cobertores em bom estado entre os dias 10 de maio e 10 de julho. O colégio fica na avenida Francisco Prestes Maia, 116, Centro e, na campanha de 2023, a instituição arrecadou mais de 5 mil itens.
Shoppings
O Golden Square Shopping segue o calendário municipal e é ponto de coleta para a Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, com previsão de início para maio. Serão aceitas roupas de frio e cobertores, novos e usados, em bom estado de conservação. Além da parceria com a Prefeitura, o shopping também tem um ponto fixo para receber donativos para o Exército da Salvação (piso Térreo, em frente o minimercado).
A Campanha do Agasalho do Shopping Metrópole será em parceria com o Instituto da Criança, de 15/5 a 16/6, quando serão coletadas roupas gerais de inverno como casacos, calças, meias, cobertores. As doações poderão ser feitas no Espaço Cliente.
Diadema
Campanha do Agasalho “Aquece, Diadema! Doe um pouco do seu calor para quem mais precisa”, da Prefeitura, começa a partir de 1º de maio e se estende até setembro, mas as doações de qualquer peça de vestuário, inclusive calçado, podem ser feitas durante o ano todo. Os postos de saúde são os pontos tradicionais de arrecadação, mas o município também retira doações em residências por meio de agendamento, basta enviar mensagem para o Fundo Social de Diadema: 4092-5340 (Whatsapp).
Durante o ano todo de 2023, o Fundo Social arrecadou cerca de 25.000 peças de roupas em geral, além de calçados. O órgão também recebeu 500 cobertores que foram destinados às pessoas em situação de rua. Esse volume arrecadado é distribuído no inverno, mas também chega à população por meio do Varal Solidário, organizado em diversos pontos da cidade ao longo do ano.
Este ano a Campanha do Agasalho do Shopping Praça da Moça já começou e vai até julho. Todas as doações serão repassadas semanalmente ao Fundo Social de Solidariedade de Diadema. O shopping arrecada roupas, calçados, cobertores e itens de inverno em bom estado que podem ser levadas diretamente no empreendimento, em dois pontos: um no Piso Araucária e outro no Piso Paineira.
Mauá
O Fundo Social de Solidariedade de Mauá vai realizar a campanha de arrecadação de agasalhos a partir do dia 15 de maio até o fim de setembro. Os pontos que receberão as doações ainda serão definidos e a divulgação será feita em breve. Em 2023 foram arrecadadas aproximadamente 50 mil peças.
Rio Grande da Serra
A cidade realiza a campanha entre maio e junho, mas pode se estender até o mês de agosto. O município arrecada cobertores e roupas, que podem ser doadas nas UBS da cidade e, cestas e produtos higiênicos devem ser entregues na secretaria de comunicação, no endereço rua do Progresso, 700, no Jardim Novo Horizonte. A meta pra esse ano é superar a meta passada de 900 itens em no mínimo 10%.
Questionadas, as Prefeituras de Ribeirão Pires e São Caetano não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Social