
Publicado em 26/04/2024 - 08:14 / Clipado em 26/04/2024 - 08:14
PT quer reforçar histórico na região visando eleições municipais
Carlos Carvalho
O PT realizará nesta sexta-feira (26/04) uma plenária regional visando os projetos eleitorais no ABC. Em entrevista ao RDtv desta quinta-feira (25/04), o presidente do diretório de Santo André, Antonio Padre, aponta que o partido quer unir o histórico de gestões petistas na região com o trabalho feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, quer que os planos de governo tenham ações em conjunto, assim regionalizando o debate.
O encontro petista acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, e contará com os representantes e pré-candidatos da região. O partido conta com seis nomes próprios para a disputa: José de Filippi Junior (Diadema); Marcelo Oliveira (Mauá); Renato Foresto (Ribeirão Pires); Bete Siraque (Santo André); Luiz Fernando Teixeira (São Bernardo); e Jair Meneguelli (São Caetano). Em Rio Grande da Serra, a legenda apoia a tentativa de reeleição de Penha Fumagalli (PSD).
“A presidenta nacional Gleisi Hoffmann tem uma visão, que a gente aposta e entende, que é a de mostrar que é possível fazer um trabalho de amplitude ao que está dado pelo Governo Federal e om o histórico que temos aqui no ABC com relação ao governo do PT”, inicia.
Antonio Padre não considera que haverá influência da polarização entre Lula e Bolsonaro na disputa municipal de 2024 no ABC (Foto: Reprodução/RDtv)
Para Antonio Padre, os dois primeiros desafios estão nas tentativas de reeleição em Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. Na sequência, a retomada de cidades em que a legenda já governou no passado, como os casos de Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo. “Temos outras cidades com expectativa de retomada, de volta do PT ao poder, embora alguns se arrepiem com isso”, diz.
Outro ponto em debate na plenária regional é a busca da inclusão da regionalidade nos projetos de governo que serão apresentados. Levando em conta que Celso Daniel (morto em 2002) foi um dos fundadores do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o partido buscará defender a união das sete cidades, inclusive ampliando as críticas aos municípios que deixaram a entidade regional, São Bernardo e São Caetano.
Santo André
Em território andreense, a federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) já confirmou o nome de Bete Siraque (PT) como pré-candidata a prefeita. Há conversas para uma coligação que também envolva a federação PSOL/Rede Sustentabilidade e o PDT. Assim, na sequência, será definido o nome para vice.
Antonio Padre entende a importância da união da maior parte dos partidos de esquerda, algo que não aconteceu em 2020, pois cada um resolveu sair por si. O petista considera que mesmo com o cenário de alta aprovação do nome do prefeito Paulo Serra (PSDB), a eleição em território andreense será “uma das mais difíceis” e que nada está garantido.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: RDtv, Política