
Publicado em 24/04/2024 - 17:38 / Clipado em 24/04/2024 - 17:38
Saúde vira principal alvo de demandas do ABC para o governador
Da Redação
Os prefeitos do ABC se reuniram na tarde desta quarta-feira (24/4) com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Palácio dos Bandeirantes, para apresentar as demandas da região junto ao governo do Estado. A agenda foi articulada e organizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão responsável pelo planejamento integrado dos municípios da região. Saúde e a liberação de emendas protagonizaram a lista de pedidos.
A principal pauta do encontro foi a Saúde. Na lista de demandas da região ao Estado, estão a participação da região na contratualização das ofertas de serviços nos Hospitais Estaduais e nos Ambulatórios de Especialidades Médicas (AMEs); implantação do Complexo Regulador Regional do Grande ABC; cofinanciamento do custeio do Hospital Municipal Radamés Nardini, em Mauá; e cofinanciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Uma outra pauta considerada “pontual e importante” na área para a região foi o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Hospital Serraria, com ampliação de leitos de UTI Pediátrica e Adulto, com o objetivo de desafogar a alta demanda atual de atendimentos devido à dengue e síndromes respiratórias.
Prefeitos pediram a liberação das emendas já aprovadas no orçamento deste ano (Foto: Divulgação/Consórcio ABC)
“Os prefeitos vieram para negociarmos recursos para a Saúde. Temos uma programação para isso, estamos conversando e, nos próximos dias, devemos fazer uma série de liberações”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Outros temas importantes do encontro foram o andamento de projetos de Mobilidade Urbana na região e investimentos na Segurança. Além das pautas regionais, o governador ouviu os pleitos de cada representante dos municípios da região.
Participaram da agenda o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), os prefeitos de Mauá, Marcelo Oliveira(PT), de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), e de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PSD).
Em viagem à Brasília, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), foi representado pela deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) e pelo secretário da Saúde, Gilvan Júnior (PSDB). Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.
“Tratamos as demandas pontualmente, caso a caso. É sempre uma alegria receber o Consórcio ABC, os prefeitos. Foi uma reunião muito produtiva. Agradeço ao Filippi, presidente do Consórcio ABC, pela agenda. Vamos encaminhar a essas demandas para que a gente possa dar, principalmente a curto prazo, essa resposta e aliviar a demanda na Saúde”, comentou Tarcísio.
O presidente do Consórcio ABC reiterou que o encontro foi o início de um diálogo mais próximo da região com o governo estadual. “Estávamos precisando desta reunião, foi a primeira que tivemos para aprofundarmos esta governança regional metropolitana, que é essencial e acreditamos muito nisso. Agora, acho que teremos aceleração de investimentos, programas e liberação de recursos. Tenho certeza de que a população do ABC irá ganhar muito com esse encontro de hoje”, afirmou Filippi.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Política