
Publicado em 02/04/2024 - 09:00 / Clipado em 02/04/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 02/04/2024
Comentário geral: Um dia em que o noticiário local foca na dança das cadeiras entre os partidos e em jogadas políticas de alguns aliados do prefeito José Auricchio Jr. em busca de garantir suas posições nas eleições de 2024.
Reportagem do Diário do Grande ABC registra que a candidatura de Fabio Palacio (Podemos) à Prefeitura de São Caetano ganhou dois apoios importantes: o comerciante Caio Bottura, filho de Paulo Bottura, vereador por quatro mandatos e três vezes presidente da Câmara; e o ex-vereador Adauto Reggiani. Segundo o jornal, ambos não pouparam críticas ao prefeito José Auricchio Jr. “Meu pai sempre foi um cara de grupo. Quando ele perdeu a eleição em 2016, foi deixado de lado. Ele (Auricchio) não é acessível. Com o Auricchio não tem diálogo”, disse Bottura. “Ele preza pela quantidade, não pela qualidade”, afirmou Reggini, destacou ao afirmar que a prefeitura entrega muitas obras, mas nem todas de qualidade.
A Câmara Municipal de São Caetano é mencionada em três notas da coluna Cena Política, do DGABC, citando que, entre as dez moções de repúdio votadas na Casa, apenas uma, do vereador César Oliva (PSD), protesta contra um problema local, as falhas de fornecimento de energia elétrica da Enel. Outras moções repudiam ações e posicionamentos de vereadores de cidades de outros estados. A coluna termina afirmando: “a ver se algum vereador são-caetanense vai se insurgir contra o prefeito José Auricchio Jr. por permitir que agentes do SAMU sejam obrigados a trabalhar com uniformes emprestados de outras cidades por falta de fardamento próprio”.
O site ABC em Off informa que a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, não precisará deixar a pasta neste mês, conforme projetado inicialmente. A legislação eleitoral diz que secretários municipais têm prazo de quatro meses para se desincompatibilizar em caso de disputa majoritária, ou seja, candidatura a prefeito(a) ou vice. Regina Maura só deixaria a pasta nesta semana se fosse disputar uma cadeira na Câmara Municipal. Neste caso, o prazo de desincompatibilização é de seis meses. O mesmo vale para o reitor Leandro Prearo, da USCS.
Notas da coluna Radar Político, do jornal ABC Repórter, registram que o vereador Tite Campanella (Cidadania, mas de malas prontas para o PL) não montou chapa de vereadores em nenhum dos dois partidos que estão alinhados na sua pré-campanha, o MDB e o Republicanos. Outra nota diz que se os vereadores Beto Vidoski e Américo Scucuglia confirmarem a filiação ao PRD não estarão necessariamente na oposição, mas apenas não integrarão o arco de alianças de apoio do prefeito José Auricchio Jr. Uma terceira nota diz que o Podemos, liderado pelo vereador Edison Parra, será o principal partido de oposição em São Caetano. A nota afirma que legenda fortaleceu a chapa encabeçada por Fabio Palacio com a adesão dos ex-vereadores Chico Bento e Adauto Reggiani, além de Caio Bottura. A coluna também registra a decisão de Gilberto Costa (Avante) de se filiar ao PP, onde terá a companhia do vereador Marcel Munhoz (Cidadania).
A informação de que o líder do governo na Câmara, Gilberto Costa, trocou o Avante pelo Progressistas (PP) também é divulgada pela coluna Rastilho, do site Repórter Diário. A nota afirma que a confirmação ocorreu no último final de semana e que a expectativa é que o partido seja o porto seguro para diversos nomes que estão na base do prefeito José Auricchio Jr., fortalecendo assim a futura pré-candidatura aliada ao Palácio da Cerâmica.
Matérias do jornal ABC Repórter e do site G7 Notícias registram que o investimento de mais de R$ 70 milhões no Programa São Caetano Mais Segura, da Prefeitura de São Caetano, tem resultado na redução de indicadores criminais no mês de fevereiro em comparação com o mesmo mês no ano de 2023. Os dados divulgados pela SSP revelaram que houve quedas de 45% em roubo de veículos, na comparação de fevereiro de 2024 (cinco) para 2023 (nove); 27% em furto de veículos, na comparação de fevereiro de 2024 (24) para 2023 (33); e 10% em roubo/outros, na comparação de fevereiro de 2024 (47) para 2023 (52). “São Caetano tem se firmado com excelência no combate à criminalidade, principalmente após a ampliação dos investimentos em tecnologia, recursos humanos e estrutura. Isso contribui para a queda de índices criminais e, ao mesmo tempo, transmite a sensação de segurança ao cidadão”, ressaltou o prefeito José Auricchio Jr.
Outros destaques:
Ranking da poluição do ar - TV Globo - SP1.
Sindicato dos Químicos do ABC quer Alckmin em negociação com a Basf – Site Repórter Diário.
São Caetano promove Caminhada de Conscientização e Inclusão – Site ABC em Off.
São Caetano promove Domingo Inclusivo e Caminhada de Conscientização e Inclusão – Site ABCD Jornal.
Tom geral do noticiário: negativo/neutro/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah