Clipclap

Aguarde ...

 Site Viva ABC

Publicado em 22/03/2024 - 19:10 / Clipado em 22/03/2024 - 19:10

Candidato faz denúncia sobre suposto fraude em concurso público de São Caetano


POR REDAÇÃO

 

 

Foto: Prefeitura de São Caetano

 

Um dos participantes do concurso público para o preenchimento de 94 vagas na GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano, realizado no ano passado, fez uma denúncia sobre um suposto fraude que teria sido cometido pela banca contratada pela Prefeitura, a Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).

Carlos Alberto foi aprovado em quase todas as etapas, mas foi eliminado no meio do percurso. Segundo ele, a banca alterou o resultado do seu Teste de Aptidão Física, passando de “apto” para “ausente”.

Inicialmente, um resultado preliminar foi publicado no site da Idecan em 08 de janeiro, no qual constava que o candidato havia passado para a próxima fase, que seria a de avaliação médica. Entretanto, no dia 16, um outro resultado informando sobre a sua desclassificação, sob alegação de que Carlos havia infringido o subitem 9.6 do edital, do qual fala justamente sobre candidatos ausentes.

O participante alega que chegou a realizar os exames solicitados no edital em clínicas particulares, pagando aproximadamente R$ 2.000, e que a aprovação foi divulgada em 04 de fevereiro, cerca de um mês após a banca dizer que ele estava “ausente” no teste físico. Carlos ainda participou da fase de investigação social, onde uma equipe se dirigiu até sua residência.

Conforme o relato do candidato, nos dias das provas o local estava bagunçado e os portões sequer foram fechados. Ele afirma que solicitou à banca a lista de presença, mas não obteve retorno, e utilizará a localização do GPS do celular para provar judicialmente que realizou os testes.

Carlos apresentou um recurso ao Idecan, porém não foi aceito sob alegação de que o prazo para contraposição estaria encerrado. O jovem ainda pontuou que por várias vezes procurou a Prefeitura, sendo que em uma delas um funcionário teria constatado um “erro” na situação e afirmou que comunicaria a banca, mas não recebeu nenhuma declaração oficial até o momento.

 

https://www.vivaabc.com.br/candidato-faz-denuncia-sobre-suposto-fraude-em-concurso-publico-de-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC

Seção: São Caetano