
Publicado em 20/03/2024 - 18:08 / Clipado em 20/03/2024 - 18:08
Ubiratan reitera pedido de decretação de emergência em razão da dengue
Maicom
Vereador Ubiratan Figueiredo da ong reitera à prefeitura pedido de decretação de situação de emergência em razão da dengue em São Caetano
Vereador de São Caetano formalizou à Prefeitura, em seu pacote de combate à dengue, transferências e contratações temporárias de servidores para fazerem o “porta a porta” de combate aos criadouros….
Exatamente uma semana após formalizar à Prefeitura documentos propondo um significativo pacote de combate à dengue, que dentre as ações sugeridas contemplava a decretação de situação de emergência municipal em função da explosão de novos potenciais casos de infectados por dengue, o Vereador Ubiratan Figueiredo reiterou à Prefeitura Municipal de São Caetano, o pedido para que seja decretada a situação de emergência na cidade.
Segundo Ubiratan, “o pacote de combate à dengue sugerido ao prefeito semana passada, se pautava na quantidade absurda de casos a cada 100.000 habitantes (cerca de 300), o que segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – já caracterizava situação de emergência na saúde do Brasil. De lá para cá, esse índice já mais do que dobrou (612,1) aqui na cidade segundo a atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde, que também informa a existência de ao menos 3 prováveis casos de Chikungunya em São Caetano. É necessário a adoção emergencial de medidas, antes que a saúde e as finanças públicas colapsem. O número de Estados e de Municípios que já decretaram emergência ou calamidade pública só aumenta.
Quando redigi os documentos com o pacote de combate à dengue à Prefeitura (11/03), eram 9 Estados e 254 Municípios que tinham decretado a Situação de Emergência, ontem (18/03) quando decidi reiterar esse pedido, já eram 11 Estados e 299 Municípios, e hoje (19/03) já são 303 Municípios. A cidade de São Paulo, nossa vizinha, é uma dessas. Caso a procura pelos insumos de combate a esta endemia siga evoluindo, ou eles ficarão escassos no mercado, ou pagaremos muito mais caro por eles em questão de dias. Em um ou em outro caso os moradores serão consideravelmente prejudicados, é necessário agir rápido. Já temos ao menos 1 morte confirmada e outras ainda em análise nas cidades vizinhas, não quero isso acontecendo aqui.”
O Vereador Ubiratan Figueiredo também já formalizou à Prefeitura em seu pacote de combate à dengue, transferências e contratações temporárias de servidores para fazerem o “porta a porta” de combate aos criadouros, recepção, cadastramento e rápido atendimento dos enfermos nos hospitais, contratação urgente de larvicidas e nebulização contínua com fumacê, e a criação de um portal na internet para acompanhamento dos cidadãos acerca do número de novos casos, internações, altas médicas, fiscalização de contratos formalizados em razão da endemia, dentre outras medidas.
Os dados a que Ubiratan Figueiredo se refere podem ser consultados publicamente no Portal de Monitoramento e Atualização de Arboviroses, e nos Informes Diários do Centro de Operações de Emergência (COE), todos no site Gov.Br no link do Ministério da Saúde.
Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP
Seção: São Caetano