Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 14/03/2024 - 09:00 / Clipado em 14/03/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 14/03/2024


Comentário geral: Reportagem do site ABCD Jornal registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., inaugurou ontem o Parque Tecnológico Municipal, no Centro, o maior hub de inovação da cidade. A matéria explica que a iniciativa visa conectar startups com universidades, empresas, investidores e governo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município. Com arena multiuso, no local serão promovidos programas de aceleração, rodadas de negócios, hackathons, palestras, capacitação e network. O complexo abrigará inicialmente 20 startups, com projetos que serão impulsionados para que o polo possa formar uma nova geração de empreendedores, voltada para a área de tecnologia.

“Este é um momento de alegria e de estímulo, porque não poderíamos encerrar o mandato sem termos o Parque Tecnológico pronto. Aqui reunimos as melhores cabeças das universidades e do setor empresarial para encampar projetos que, não tenho dúvidas, contribuirão significativamente para o desenvolvimento de São Caetano do Sul, mais uma vez projetando a nossa cidade no cenário nacional”, ressaltou Auricchio.

Manchete de capa do Diário do Grande ABC registra que o Parque Tecnológico Municipal de São Caetano foi inaugurado ontem pelo prefeito José Auricchio Jr., mas que a entrega ocorreu sem a aprovação da Câmara Municipal, já que o projeto que cria regras para a viabilidade do equipamento deve ser votado somente hoje. Segundo o jornal, advogados já estudam maneiras de levar o caso à Justiça.

Vereadores da oposição destacaram a “falta de respeito” do chefe do Executivo para com o Legislativo. “Não ouve a população, não respeita os trâmites entre os poderes e não respeita a Câmara. O prefeito se acha onipotente”, disse o vereador Edison Parra (Podemos). Bruna Biondi (Psol) foi pelo mesmo caminho: “ele se sente o rei. Inaugurar um espaço sem que haja antes uma autorização para a criação a partir de uma lei é um absurdo”, afirmou a parlamentar.  O assunto também é objeto de charge e editorial (“O reizinho mandão”), no qual o jornal acusa o prefeito de trabalhar para desequilibrar os poderes, comparando-o a um “déspota”.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra que depois de chamar um skatista de “marginal”, ganhar a repulsa da maioria dos esportistas da modalidade e ser repudiado publicamente pela entidade estadual que representa a categoria, o prefeito José Auricchio Jr. “estendeu o tapete vermelho” no Palácio da Cerâmica para receber o presidente da Federação Paulista de Skate (FPS), Bruno Rinaldi Hupfer. O encontro ocorreu depois de a FPS, em nota oficial, ter “puxado a orelha” do tucano em nota oficial, lamentando o seu posicionamento e dizendo que esse tipo de fala estimula o preconceito e incita à violência contra os skatistas. Segundo a coluna, “após fazer o mea-culpa, Auricchio prometeu entregar no 2º semestre uma pista de 1.500 m² no futuro parque linear da Avenida Kennedy”.

Nota do site ABC em Off registra que o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) esteve em, no mínimo, duas agendas com o vereador Tite Campanella, ainda no Cidadania, nos últimos sete dias. Os encontros ocorreram depois de ele ter declarado, em entrevista exclusiva ao ABC em OFF, que o nome “cabeça de chapa” governista será do PL em São Caetano.

As duas agendas mais recentes ocorreram no mesmo lugar, o shopping da cidade. Embora os dois não tenham se pronunciado sobre as agendas, a nota diz que não é difícil imaginar o teor eleitoral, com lupa partidária, tendo em vista o curso da chamada “janela” que seguirá até o dia 5 de abril. Ainda segundo a nota, nos bastidores há quem diga, inclusive, que o PL poderá ter chapa “puro sangue” na cidade, indicando também vice no reduto governista.

Nota da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, registra que a Câmara Municipal de São Caetano realizará hoje duas sessões extraordinárias, a partir das 9h. Serão dois projetos do prefeito José Auricchio Jr. em pauta: o primeiro altera alguns artigos da lei municipal sobre o sistema, mecanismo e incentivo à atividade tecnológica e de inovação; o segundo institui o Plano Municipal de Turismo.

Outra matéria do DGABC informa que a segunda fase de construção BRT-ABC, que ligará o Grande ABC à Capital, está em construção e a previsão é de que o corredor de ônibus de alta velocidade seja entregue em 2025. Depois da emissão de licença pela Cetesb, em janeiro, foram iniciadas as obras de uma pista que vai da divisa de São Bernardo até a Estação Sacomã do metrô, em São Paulo. O trecho incluirá também as cidades de Santo André e São Caetano.  
 

Outros destaques:

Prefeitura, Federação Paulista e Associação das Minas se unem pelo desenvolvimento do skate em São Caetano – Jornal ABC Repórter.
São Caetano implanta certificação digital e projeta economia de R$ 480 mil por ano na Saúde – Jornal ABC Repórter.
Como é medido e para que serve o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU – Portal Folha de S. Paulo.
Cigarrinhos de chocolate: MP denuncia gestores da Pan por fraude – Portal UOL Notícias.
Em São Caetano, o futuro vai começar agora! – Site Revista Movimento.

Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah