Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 08/03/2024 - 18:10 / Clipado em 08/03/2024 - 18:10

Tite, Palacio e Regina aparecem empatados tecnicamente a oito meses da eleição


Pesquisa mostra que eleitor de S.Caetano ainda não definiu se quer continuidade ou renovação no Paço


Por Evaldo Novelini
 

 

Tite Campanella (Cidadania), Fabio Palacio (Podemos) ou Regina Maura Zetone (PSDB) poderiam ser eleitos à Prefeitura de São Caetano se o pleito, agendado para 6 de outubro, fosse hoje. É o que mostra consulta de opinião pública contratada pelo Diário e realizada pelo instituto Paraná Pesquisas. Os resultados também mostram que Palacio é o nome consolidado da oposição, enquanto o governo ainda enfrenta dificuldade na definição do candidato.

No cenário que traz o nome de todos os pré-candidatos, realizada de forma estimulada, onde o entrevistador oferece ao eleitor um disco com o nome de todos os concorrentes, o ex-prefeito interino e atual vereador Tite Campanella obteve 27,7% das indicações. Na sequência, o ex-vereador Fabio Palacio vem com 23,1%. Já a secretária de Saúde Regina Maura é a terceira, com 20,2%.

Como a margem de erro da consulta é de 3,9 pontos percentuais, os três estão em empate técnico. Na pior hipótese, o líder Tite pode ter 23,8% das intenções, assim como Regina Maura, na melhor, pode ir a 24,1%. Por ter menos de 200 mil eleitores, São Caetano define o prefeito em turno único.

Como Cidadania e PSDB formam uma federação e só podem lançar um candidato, o Diário simulou as duas hipóteses. Tite é o nome governista mais competitivo. No cenário 3, ele obteve 36% dos votos, contra 29,2% de Fabio Palacio. No 2, a pré-candidata tucana recebeu 30,3% das indicações, contra 29,8% do pré-candidato de oposição.

Na consulta espontânea, onde o eleitor pode dizer o nome que quiser, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) foi o mais lembrado, com 9,7% das menções. O tucano, todavia, não pode legalmente concorrer à reeleição porque exerce o segundo mandato consecutivo. Tite tem 5,4%, Palacio aparece com 4,2% e Regina é mencionada por 0,8%.

Preferida de Auricchio, mas que já perdeu uma eleição majoritária – em 2012, com o apoio do padrinho, ela foi derrotada por Paulo Pinheiro, então no MDB –, a pré-candidata do PSDB é a mais rejeitada pelo eleitor. Responderam que não votariam em Regina Maura de jeito nenhum 25,7% dos entrevistados. Fabio Palacio é o segundo neste quesito, com 22,3%. Jair Meneguelli (PT) aparece com 19,4%, enquanto Tite tem 17,2%.

A vereadora Bruna Biondi (Psol) é rejeitada por 14,5%. Doze por cento dos entrevistados disseram que não votariam no secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, Daniel Córdoba (PSDB). O menos rechaçado pelo eleitorado é o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Leandro Prearo (PSD), com 9,1%.

Vinte e quatro por cento dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder sobre a rejeição aos pré-candidatos. Disseram que poderiam votar em qualquer um deles, 4,9% dos eleitores consultados. A totalização passa os 100% porque cada pessoa ouvida poderia citar mais de um nome.

A pesquisa ouviu 650 eleitores com domicílio na cidade de São Caetano, com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 7 de março. A margem de confiança das estatísticas é de 95% para uma margem estimada de erro de 3,9 pontos percentuais para os resultados gerais.

Contratado pelo Diário, o levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), conforme determina a legislação em vigor, sob o código SP-01419/2024.

 

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4105490/tite-palacio-e-regina-aparecem-empatados-tecnicamente-a-oito-meses-da-eleicao

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: Política