
Publicado em 08/03/2024 - 09:00 / Clipado em 08/03/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 08/03/2024
Comentário geral: O prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., tem a gestão aprovada por 70% dos munícipes ouvidos em pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas e publicada no Diário do Grande ABC. Outros 26,8% desaprovam sua administração. De acordo com a pesquisa, a gestão Auricchio é ótima ou boa para 19,2% dos pesquisados; boa para 35,2%; regular para 27,5%; ruim para 7,5% e péssima para 8,6%. Não souberam ou não responderam, 1,8%. Segundo o jornal, trata-se da melhor avaliação obtida por Auricchio em um ano. O melhor desempenho do prefeito ocorre entre jovens de 16 a 24 anos (75,4%), pessoas com ensino médio completo (75,1%), mulheres (71%) e integrantes da população economicamente ativa (70,1%). A pesquisa foi realizada entre 2 e 7 de março.
Manchete de capa do Diário do Grande ABC traz pesquisa que mostra Tite Campanella (Cidadania), Fabio Palacio (Podemos) e Regina Maura Zetone (PSDB) em empate técnico na disputa pela Prefeitura de São Caetano. Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, Tite aparece com 27,7% das intenções de voto, seguido por Fabio Palacio, com 23,1% e Regina Maura com 20,2%. A margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos percentuais, o que significa empate técnico. Os demais candidatos não fazem sombra aos três primeiros colocados: Bruna Biondi (Psol) tem 4%; Daniel Córdoba (PSDB), 3,8%; Jair Meneguelli (PT), 2,5% e Leandro Prearo (PSD), 2%. Nulos e brancos são 9,8% e não sabem ou não responderam, 6,9%. Em outros cenários, sem Tite na disputa, Regina Maura tem 30,3% contra 29,8% de Fabio Palacio; sem Regina, Tite tem 36% contra 29,2% de Fabio Palacio. O instituto ouviu 650 eleitores em São Caetano.
Ainda no DGABC, pesquisa do instituto Paraná Pesquisas mostra que o governador Tarcísio de Freitas é aprovado por 69,8% dos eleitores de São Caetano e reprovado por 25,1%. Já o presidente Lula é aproado por 40% e reprovado por 56,5% dos munícipes são-caetanenses.
São Caetano é citado em matéria do Portal Folha de S. Paulo sobre verticalização das cidades mostrada pelo Censo do IBGE. A matéria registra que São Caetano ultrapassou várias cidades na última década, saindo de 35% para 51% da população morando em apartamentos. E que já era um dos mais densos do Brasil e isso deve aumentar ainda mais.
A matéria pontua que, andando pela cidade, se percebe o processo de desindustrialização. “Os grandes lotes das antigas fábricas ao redor dos trilhos estão sendo transformados em grandes condomínios, mas o resultado do ponto de vista de urbanidade deixa a desejar. No bairro Cerâmica, por exemplo, o modelo é aquele de construções muradas ao redor de um shopping. As calçadas são dignas, há ciclovias, um pequeno museu num antigo forno e um parque –Tom Jobim– simpático, mas falta mistura social, falta atividade comercial na rua e sobram muros monótonos para os pedestres”, diz a reportagem.
“Apesar de estar na Grande São Paulo, São Caetano do Sul tem aura de cidade do interior, gente nas ruas, uma área pedestrianizada de altíssimo nível no centro, segurança e dinheiro. Agora, a prefeitura iniciou uma experiência importante para aumentar o acesso à cidade, a Tarifa Zero. Nos primeiros dois meses, mais que dobrou o número de passageiros do sistema de ônibus”, conclui a matéria.
Reportagem do site Repórter Diário registra que desde o início do ano, o ABC contabilizou 106.475 casos de covid-19, número 2.117% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando 4.801 casos foram confirmados. São Caetano aparece em segundo lugar na listagem, com 38.282 casos confirmados contra 556 confirmações no ano passado, variação de 931%.
Em entrevista ao site ABC em Off, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) afirmou que o nome governista para a sucessão do prefeito José Auricchio Jr. será do PL, que “tem grande aceitação na cidade”. Atualmente, nenhum dos postulantes ao Palácio da Cerâmica está filiado ao PL.
Matéria do Portal do Estadão registra que oito projetos sobre Segurança Pública de São Paulo receberam parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação nesta quarta-feira, 6, e seguem tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Na reunião presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL), os integrantes do colegiado aprovaram ainda outras 99 propostas.
Dos projetos aprovados na comissão, um prevê a criação de um Relatório de Vitimização dos Agentes de Segurança Pública.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra que a edição 67 da Revista Raízes, da Fundação Pró-Memória de São Caetano traz reportagem sobre a Guarda Civil Municipal, começou a circular esta semana, embora a data de capa seja dezembro de 2023.
Outra nota da coluna informa que o vereador Caio Salgado (PL) está incomodado com o colega César Oliva (PSD), que instalou seu escritório no Bairro Barcelona, reduto eleitoral do primeiro. Segundo a nota, há quem veja o dedo do prefeito José Auricchio Jr., que “teria interesse em provocar a cizânia entre os dois parlamentares”.
Nota do DGABC registra que o prefeito José Auricchio Jr. esteve em Ribeirão Pires e visitou Guto e seu filho Clóvis Volpi, secretário de Saúde do município. Segundo a prefeitura de São Caetano, a visita serviu para troca de experiências entre os municípios.
Outros destaques:
Após anunciar aposentadoria, atleta da região volta aos trenós – DGABC.
São Caetano empossa conselheiros da Comunidade Negra para o biênio 2024/2028 – Jornal ABC Repórter.
Auricchio reinaugura a EMEI Oswaldo Cruz – Jornal ABC Repórter.
Auricchio lança parceria com Sebrae pela Educação Empreendedora – Jornal ABC Repórter.
Novo PAC traz verba federal para 13 obras em cinco cidades do ABC – Site Repórter Diário.
Enel realiza 42 operações de combate a furto de energia – Site Repórter Diário.
Golpistas são presos pela GCM de São Caetano - Site Viva ABC
Tom geral do noticiário: positivo/negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah