
Publicado em 04/03/2024 - 09:00 / Clipado em 04/03/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 04/03/2024
Comentário geral: Matéria do Diário do Grande ABC de hoje registra que um grupo de skatitas ocupou ontem a esplanada da Câmara Municipal de São Caetano em um ato de repúdio ao prefeito José Auricchio Jr., que na semana passada chamou um skatista de “marginal”. O jovem realizava manobras em cima da cobertura de um ponto de ônibus recém-instalado na Praça da Bíblia, na esquina com a Avenida Goiás.
A vereadora Bruna Biondi (Psol) postou um vídeo nas redes sociais ao lado dos manifestantes. O presidente da Federação Paulista de Skate, Bruno Rinaldi, afirmou que a prefeitura não investe na modalidade e a tendência é que ela seja sepultada na cidade.
Matéria do jornal São Caetano Alerta de hoje informa que Daniel Córdoba, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano, foi eleito para o Conselho de Ética estadual do PSDB em Brasília, na última semana.
A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, é citada em matéria do site Repórter Diário de hoje como uma das poucas mulheres a terem destaque no cenário eleitoral do ABC, apesar de formarem a maioria da população, independente se o recorte é nacional, estadual, regional ou municipal. No caso do ABC, as mulheres até formam a maioria dos filiados nos partidos políticos, mas o número de eleitas ainda está longe da proporção existente na sociedade.
Outra matéria do Repórter Diário de hoje registra que a região do ABC tem 1,2 mil pacientes acamados pelo SUS, sendo que São Caetano registra atendimentos a 442 acamados e a 1.209 não acamados. Há seis meses eram 203 e 651, respectivamente. A prefeitura diz que todos recebem visitas que variam de uma a três vezes por semana, dependendo do caso. Do total, 974 usam fralda, 132 fazem uso de dieta enteral, 148 têm cama hospitalar, 110 fazem uso de oxigênio domiciliar. A prefeitura considera que o atendimento domiciliar é mais barato.
Ainda no site Repórter Diário de hoje, matéria informa que o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022 revelou que o Brasil tem mais de 37 mil habitantes com mais de 100 anos de idade, 54% a mais do que em 2010. Do total, 267 vivem no ABC, sendo 211 mulheres e 56 homens. São Caetano tem 28 mulheres e 11 homens centenários.
Reportagem do Diário do Grande ABC do domingo traz matéria com dois ex-integrantes do grupo do prefeito José Auricchio Jr. que abandonaram a base governista, o vereador Edison Parra e o pré-candidato Fabio Palacio, ambos do Podemos. Parra, por exemplo, acusa Auricchio de não ouvir o que aliados e a população têm a dizer. “Ele acredita ser o soberano, só basta a vontade dele e pronto”, diz. Ambos dizem acreditar que até as eleições mais nomes devem desembarcar da base auricchista.
Matéria do site Repórter Diário de domingo registra que de janeiro até agora, cinco cidades do ABC contabilizaram juntas 1.485 casos de dengue, índice 1667% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando 84 casos foram confirmados. Já São Caetano registrou 249 casos este ano, 231 autóctones e 18 importados. Até fevereiro de 2023, a cidade contabilizou nove casos, sendo um caso autóctone e oito casos importados. A prefeitura realizou 2.546 visitas e outros 23 imóveis foram vistoriados por meio de denúncias/criadouros recebidas via e-mail.
Matéria do site do Estadão de sábado, publicada também no impresso de domingo, informa que desde sua criação em 2007, 1.542 cidades em 51 países já ganharam o status de “age-friendly” da OMS. Só no Brasil, são 34. Dessas, 26 estão no Paraná, quatro no Rio Grande do Sul, duas em São Paulo, uma em Minas Gerais e uma em Santa Catarina. Em sua terceira edição, o IDL 2023 apontou São Caetano do Sul (SP) como a preferida dos idosos entre as cidades grandes (acima de 100 mil habitantes).
Mas, por que São Caetano do Sul foi apontada como a cidade mais bem preparada para o envelhecimento de sua população? No que diz respeito à saúde, o município de 161,1 mil habitantes se destacou em três indicadores: número de leitos hospitalares (8º lugar), de profissionais de saúde com ensino superior (5º) e de procedimentos hospitalares (2º).
O prefeito José Auricchio Jr. aponta mais dois diferenciais: os Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs), que oferecem de aulas de dança, vôlei e teatro a cursos de idioma, violão e artesanato, entre outros, e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UniMais), que disponibiliza aulas de nutrição, turismo e informática, só para citar algumas, para alunos 60+ sem exigência de escolaridade anterior, apenas o nível básico de leitura e escrita.
“Segundo dados do IBGE, um em cada quatro brasileiros terá 60 anos ou mais em 2050. Em nosso município, já vivemos essa realidade: 24,2% da população de São Caetano é formada por idosos”, explica o prefeito José Auricchio. “Por essa razão, tratamos envelhecimento saudável como uma política pública”.
Matéria do DGABC de sábado registra que o vereador Tite Campanella (Cidadania) se distancia cada vez mais do grupo governista e já tem o apoio de três partidos em sua pretensão a ser o candidato ao Palácio da Cerâmica. O jornal lembra que a filha de Tite preside o Avante e a mulher chefia o Republicanos e o sogro está à frente do MDB.
Em entrevista ao jornal ABC Repórter de sábado, o vereador e líder do governo na Câmara Municipal de São Caetano, Gilberto Costa (Avante) afirma que irá se incorporar a uma legenda onde o prefeito José Auricchio Jr. achar que ele joga melhor.
Matéria do jornal ABC Repórter de sábado registra que o prefeito José Auricchio Jr. e a secretária de Saúde Regina Maura Zetone anunciaram na quinta-feira 29 o lançamento do Teledengue, canal do WhatsApp para orientação, denúncias e atendimento a moradores de São Caetano.
Outra matéria do jornal ABC Repórter de sábado informa que o prefeito José Auricchio Jr. inaugurou na quinta-feira 29 a nova sede do Conselho Tutelar, na Avenida Senador Roberto Simonsen, no bairro Santo Antônio.
Matéria do site Repórter Diário de sábado registra que o nível de absenteísmo na saúde municipal gira em torno de 30% na região. Em serviços especializados se aproxima dos 40%, o que significa que a cada 10 consultas ou procedimentos, quatro não são realizados, o que gera custo enorme e prejudica quem aguarda consulta e exame. Pelo menos 45 mil atendimentos deixam de ser realizados na região todos os meses porque o paciente não compareceu. Só em S. Caetano, o absenteísmo varia entre 17% e 20% em primeira consulta e uma taxa que varia de 10% a 15% para o retorno; só em 2023 a prefeitura gastou R$ 267.600,00 com consultas e procedimentos que não beneficiaram nenhum paciente porque estes não compareceram.
Outros destaques:
Cidade inteligente e conectada – Portal G1.
Decisão sobre quem vai ser novo presidente estadual do PSDB é mais uma vez adiada – DGABC.
Grande ABC contabiliza 783 vagas de emprego na semana – DGABC.
Metalúrgicos viajam a China com meta de atrair empresas – DGABC.
USCS abre inscrições para três concursos públicos até 25 de março – Site Repórter Diário.
ABC carece de iniciativas no combate a enchentes – Site Repórter Diário.
Brasil só tem 26 cidades 'amigas do idoso' – O Estado de S. Paulo.
PCB da região tenta superar rótulos e não terá candidatos – DGABC.
Inadimplência no ABC cresce 1,86% no começo de janeiro de 2024 – Site Repórter Diário.
CGE de São Caetano recebe técnicos da Prefeitura de Telêmaco Borba para repassar ‘know-how’ – Jornal ABC Repórter.
Fundação das Artes de São Caetano do Sul e SESC apresentam a vigésima segunda edição do Cena de Teatro – Jornal ABC Repórter.
Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher de São Caetano acolhe mulheres em vulnerabilidade psicossocial – G7 ABC.
Mutirão de cirurgias bariátricas será realizado a partir deste sábado (2) em São Caetano do Sul – Portal ABC do ABC.
Ordem de Serviço do Centro de Inovação INOVA USCS – Site Folha de São Caetano.
USCS promove evento sobre mulheres e startups – Portal ABC do ABC.
Cidades do ABC se mobilizam no Dia D contra a dengue – Jornal Folha do ABC.
No ABC, 56% das escolas municipais possuem bibliotecas – Jornal Folha do ABC.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah