
Publicado em 03/03/2024 - 08:11 / Clipado em 03/03/2024 - 08:11
ABC possui quase 270 moradores com 100 anos ou mais; S.André encabeça lista
Beatriz Gomes
Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022 revelou que o Brasil tem mais de 37 mil habitantes com mais de 100 anos de idade, 54% a mais do que em 2010. Do total, 267 vivem no ABC, sendo 211 mulheres e 56 homens e, o RD conversou com duas centenárias, que contaram um pouco sobre suas histórias.
Santo André é a cidade da região com o maior número de pessoas com 100 anos ou mais; são 70 mulheres e 20 homens. Embora mais populoso, aparece em segundo lugar, com 53 mulheres e 15 homens.
Na terceira colocação, São Caetano possui 28 mulheres e 11 homens, seguido por Diadema com 30 mulheres e seis homens. Mauá conta com 17 mulheres e dois homens; Ribeirão Pires com 11 mulheres e apenas um homem e, por fim, Rio Grande da Serra que possui duas mulheres com 100 anos ou mais e apenas um homem.
Dona Perpétua
Residente de Santo André desde 1966, Perpétua Lopes nasceu no dia 16 de fevereiro de 1924, em Registro, no interior de São Paulo. “Ao chegar na cidade, trabalhou na pensão da dona Noêmia, no Bairro Casa Branca, onde minha mãe trabalhou por cerca de um ano. Quando não tínhamos o que comer, a dona Noêmia permitia que minha mãe levasse para casa as sobras das comidas da pensão, o que nos ajudou muito. Quando chegamos, éramos oito e fomos morar numa casinha de dois cômodos, nos fundos da capela do sítio Tangará que o Padre Antunes emprestou por um tempo”, conta o filho de Perpétua, Sebá Lopes.
Lopes conta que depois de um tempo, dona Perpétua e sua família se mudaram para a favela Sacadura Cabral. “Fomos a segunda família a construir um barraco nessa favela e, era tudo muito bom, apesar das dificuldades.
Com 100 anos recém completados, Sebá afirma que a mãe esbanja saúde. ” Hoje minha mãe vive na Vila Floresta, em Santo André, um bairro excelente. Ela esta ótima, goza de plena saúde física e mental. Ela está super bem e é totalmente independente”, ressalta.
Dona Irene fez 102 anos em janeiro
Irene Herculano nasceu no dia 26 de janeiro de 1922 e, também, mora em Santo André há 68 anos. Começou a vida profissional com serviços de limpeza e depois conseguiu um emprego em uma fábrica de barbante. “Logo depois, consegui um trabalho como cozinheira no Hospital Bartira, onde trabalhei por 47 anos até chegar aos meus 89 anos”, diz Irene, com 102 anos.
Ao ser questionada sobre como é sua vida hoje, Irene conta que não pode andar como costumava por conta de problemas na bacia, mas aproveita os dias para torcer pelo time do coração, o São Paulo, e fortalecer sua fé. “Gostaria de dizer para as pessoas que desejam chegar aos 100 anos, que a humildade é a chave, assim como respeitar o próximo e sempre ter fé, já que é ela que nos move”, diz.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades