
Publicado em 23/02/2024 - 21:12 / Clipado em 23/02/2024 - 21:12
Chuva deixa cidade de São Paulo em estado de atenção por quatro horas
Na região do Itaim Paulista, na zona leste, houve alerta para transbordamento de córregos
A cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos durante cerca de quatro horas nesta sexta-feira (22). Houve alertas para transbordamento de córregos pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, principalmente na zona leste, a primeira região a entrar no estágio amarelo, às 16h06.
O aviso foi estendido posteriormente para a zona sul e alcançou toda a cidade no início da noite. O estado de atenção para alagamentos acabaou retirado às 20h10.
"O tempo abafado e a chegada da brisa marítima gera áreas de chuva que atuam de forma isolada na cidade", afirma o órgão municipal.
Temporal chega ao bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo
Nuvens carregadas em São Paulo; chuva coloca parte da cidade em estado de atenção para alagamentos - Pedro Queiroz - 5.fev.24/Folhapress
No Itaim Paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergência afirmou que às 16h43 havia iminência de transbordamento dos córregos Água Vermelha e do Lajeado.
Houve registro de chuva de granizo em São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaquera.
Na Mooca, também zona leste, a avenida Azevedo Soares chegou a ficar interditada em ambos os sentidos, por causa de alagamentos.
PUBLICIDADE
De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva também atingiu as cidades vizinhas Santo André e São Caetano do Sul, com vento e raios.
Até às 19h, o Corpo de Bombeiros informou que havia recebido 101 chamados para queda de árvores na região metropolitana.
Uma delas caiu na avenida Brigadeiro Luis Antonio, na altura da avenida Paulista, e praticamente bloqueou toda a via no fim da tarde. A Subprefeitura Sé afirmou ter limpado o local e o trânsito acabou liberado pouco depois.
A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista deverá provocar fortes pancadas de chuva neste fim de semana na região metropolitana São Paulo, principalmente no domingo (25).
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a faixa do estado onde fica a capital deverá ter acumulados significativos de chuva neste dia.
"O sol aparecerá pela manhã no domingo, mas com nuvens, e as pancadas de chuva devem começar mais cedo no domingo, no início da tarde", afirma a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, comparando a previsão com a instabilidade que tem ocorrido durante esta semana.
De acordo com Pegorin, para o sábado (24), a chance de chover é maior do fim da tarde para a noite. "Mas o domingo deverá ser um dia mais instável, com risco de chover forte na cidade de São Paulo", afirma.
O paulistano terá dias quentes neste fim de semana. A previsão do Inmet aponta para oscilação entre 19°C e 30°C neste sábado.
No domingo, a formação da frente fria e ventos de sudeste deverão trazer temperaturas mais baixas do oceano e os termômetros podem alcançar, no máximo, 28ºC.
Veículo: Online -> Portal -> Portal Folha de S. Paulo
Seção: Cotidiano