
Publicado em 22/02/2024 - 08:06 / Clipado em 22/02/2024 - 08:06
Coluna Rastilho
George Garcia
Câmara de Diadema debate requerimento sobre demolição do Observatório
A Câmara de Diadema vai discutir nesta quinta-feira (22/02) a demolição do Observatório Astronômico, ocorrida em janeiro. O prédio que por duas décadas estimulou a produção científica estava abandonado há mais de dez anos e a administração municipal decidiu demolir a instalação sem, contudo, consultar o Conselho do Patrimônio Histórico Municipal.
Equipamento não tinha chances de recuperação
O Observatório estava na lista de bens de importância cultural e artística da cidade. A Prefeitura alegou que o prédio não tinha como ser recuperado e transferiu para a Unifesp, através de convênio, aulas de astronomia, como forma de compensação. A gestão quer construir uma creche no local, mas que ainda depende de aprovação de verba federal.
Vereador se baseou em reportagens sobre o assunto
O vereador de Diadema Eduardo Minas (Pros) se baseou em matérias do RD para a produção do seu requerimento de informações que será apreciado durante a sessão legislativa em que ele pede explicações sobre a demolição do Observatório Astronômico. O parlamentar indaga por que o Conselho do Patrimônio não foi consultado, o que foi feito do mobiliário e do acervo do Observatório e do Centro Cultural que ficava no mesmo terreno e foi demolido.
Minas aponta preocupação com cúpula do Observatório Astronômico
O parlamentar questionou especificamente o que foi feito da cúpula que ficava na parte mais alta do prédio e que permitia que a cobertura girasse 360 graus para permitir a visualização do céu em todas as direções. Essa cúpula teria sido doada à prefeitura e por fim, Eduardo Minas pergunta sobre os laudos técnicos que basearam a decisão pela demolição do prédio.
Lindomar Babá assume cadeira em São Bernardo e causa polêmica
O vereador Lindomar Babá (PSDB) assumiu sua cadeira na Câmara de São Bernardo nesta quarta-feira (21/02). Apesar de teoricamente fazer parte da base governista, o parlamentar acabou seguindo a bancada do PT e votou contra uma moção de repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela crítica que fez ao governo de Israel, afirmando que as consequências do conflito contra o Hamas se pareciam com o Holocausto. A proposta do vereador Paulo Chuchu (PRTB) recebeu apoio da maioria dos vereadores.
Flávio Gomes toma posse na Câmara de Ribeirão Pires
Flávio Gomes (PSDB) retornará para a Câmara de Ribeirão Pires nesta quinta-feira (22/02). Com a saída de Koiti Takaki (PSDB) que assumiu a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, Gomes vai assumir uma das cadeiras do Legislativo. A posse ocorrerá durante a sessão ordinária, a partir das 14h.
(Informações: Carlos Carvalho e George Garcia)
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Rastilho