Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 21/02/2024 - 09:00 / Clipado em 21/02/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 21/02/2024


Comentário geral: Reportagem com chamada de capa do Diário do Grande ABC informa que depois de exigir que a Prefeitura de São Caetano não faça restrições aos clientes do restaurante Nosso Prato, que serve café da manhã a R$ 0,50 e almoço a R$ 1, a Justiça determinou que o governo do prefeito José Auricchio Jr. promova ampla divulgação da mudança nos critérios de acesso. A juíza Daniela Anholeto Valbao Pinheiro Lima, da 6ª Vara Cível da cidade, a pedido do Ministério Público, entendeu que a administração tem omitido a informação, diferentemente da postura adotada quando foi inaugurado o equipamento, ocasião na qual o Palácio da Cerâmica destacou a necessidade de apresentação do Cartão São Caetano para adentrar ao local.

O assunto também é tema de charge e de editorial (“Método Ricupero”) crítico, no qual o jornal compara as atitudes do prefeito aos do ex-ministro Rubens Ricupero, que chegou a dizer “não tenho escrúpulo; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, afirma que o vice-prefeito de São Caetano, Carlos Humberto Seraphim (PL) esteve estrategicamente posicionado na agenda do governador Tarcísio de Freitas, colocando-se no meio dos prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e de São Bernardo, Orlando Morando, desafetos declarados.

O site NN Notícias registra que ontem o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr., fez uma visita técnica à EMEF Laura Lopes, localizada no Bairro Prosperidade. Ele foi acompanhado pelos secretários da Educação, Minéa Fratelli, e de Obras e Habitação, Iliomar Darronqui, que uniram esforços para a realização das intervenções na unidade escolar.

Outra matéria trata da repercussão da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a ação do Exército de Israel contra Gaza ao Holocausto. Em São Caetano, o vereador bolsonarista Américo Scucuglia (PRD) apresentou moção de apoio ao grupo de deputados federais que pediram o impeachment do presidente. Já a vereadora Bruna Biondi (Psol) criticou o que chamou de “genocídio do povo palestino” pelo Estado de Israel.

Manchete de capa do DGABC e reportagem do Portal G1 registram que o presidente da Cacau Show e proprietário das antigas instalações da Chocolates Pan, que arrematou em leilão judicial, Alé Costa, admitiu ontem que considera a possibilidade de reativar a produção da unidade do bairro Santa Maria, em São Caetano. Outra hipótese é transformar o imóvel em parque temático. “A gente comprou a Pan pela história, pelo legado, e pelos equipamentos contidos nela. São muito antigos e lindos para quem quer ter um parque de diversões de chocolate, como eu”, afirmou Alê.     
 

Outros destaques:

MPSP derruba exigência de cadastro prévio para acesso a restaurante popular de São Caetano - Ministério Público do Estado de São Paulo.
No Consórcio, Filippi quer integração de políticas de combate à dengue – DGABC.
São Caetano recebe Prêmio Destaque em Alfabetização do Governo do Estado – Site ABC em Off.
São Caetano (SP) tem linha de ônibus gratuita para estudantes universitários – Portal Band.
'Solidariedade recua', afirmam entidades assistenciais da região – DGABC.
Aciscs: Vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin grava vídeo para celebrar 86 anos da associação – Site ABC em Off
Banco de Alimentos recebe doação de 10 toneladas do ParkShopping São Caetano – Jornal ABC Repórter.
São Caetano utiliza drone para identificar possíveis focos de criadouros de dengue – Jornal ABC Repórter.
'Um dos reconhecimentos mais importantes', diz Paulo Serra – DGABC.
Câmara de São Caetano recebe projeto de transferência financeira às APMs – Site Repórter Diário.
GCM de São Caetano prende três homens que furtaram estabelecimento comercial com auxílio do CGE – Jornal ABC Repórter.

 

Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah