Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 20/02/2024 - 17:20 / Clipado em 20/02/2024 - 17:20

Filippi quer buscar o retorno de São Bernardo e São Caetano ao Consórcio ABC


POR REDAÇÃO

 

O prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), assumiu nesta terça-feira (20/02), a presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ao lado da prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PSD), que será sua vice. Ao tomar posse, o petista falou sobre a tentativa de articular uma ação regional no combate à dengue e que buscará entendimentos para os retornos de São Bernardo e São Caetano para a entidade.

Ao falar sobre o combate à dengue, Filippi afirmou que as duas cidades não consorciadas serão procuradas para tratar deste assunto de maneira regional. Mas questionado sobre as negociações para o retorno de ambas, o novo presidente do Consórcio afirmou que seguirá nas conversas que foram iniciadas no ano passado.

“Nós vamos buscar os dois prefeitos (Orlando Morando e José Auricchio Júnior – ambos do PSDB). O (prefeito de Mauá) Marcelo (Oliveira) fez isso intensamente no ano passado, eu vou fazer também. Todos ganhamos se houver essa recomposição no Consórcio. Vamos fazer um esforço para que haja formalmente (o retorno), mas para que haja trabalhos entre as prefeituras”, disse o chefe do Executivo diademense.

São Bernardo e São Caetano deixaram oficialmente o Consórcio em julho do ano passado, seis meses após a entrega das cartas de desfiliação da entidade regional. Um dos principais pontos de divergência era a defesa do nome de Filippi para assumir a presidência em 2023, o que não ocorreu com a maioria votando em Marcelo Oliveira.
Representantes dos cinco municípios consorciados buscam a retomada da unidade regional (Foto: Reprodução/Facebook/Marcelo Oliveira Mauá)

Apesar das saídas, as duas cidades seguiram envolvidas indiretamente nas tratativas do Consórcio com o Governo Federal e o Governo do Estado. Filippi ressaltou uma reunião recente com os representantes da Caixa Econômica Federal para que seja instituído um Plano de Investimentos para a Mercedes e a Scania, com o objetivo de acelerar a produção de caminhões que tenham o sistema Euro 6, que visa uma menor emissão de gases poluentes na atmosfera.

Para o retorno dos dois municípios ao Consórcio ABC é necessária, além da vontade política, a autorização das duas câmaras. Lembrando que a entidade regional foi alvo de diversas críticas dos vereadores das duas casas, o que dificulta uma possível volta.

 

Dengue

Durante a assembleia de prefeitos, que também contou com as presenças dos vice-prefeitos de Santo André, Luiz Zacarias, e de Ribeirão Pires, Rubens Fernandes (ambos do PL), foi ressaltada a necessidade de uma articulação regional para fortalecer o combate à dengue. Uma reunião do GT (Grupo de Trabalho) da Saúde busca articular a estratégia.

Mas a prioridade é manter a visita às residências e a conscientização da população para que se evite os criadores do mosquito Aedes Aegypti. Uma cartilha digital também foi pensada para que as informações possam alcançar o maior número de pessoas. Sobre a vacina, a baixa quantidade de unidades faz com que o imunizante não seja a prioridade, principalmente levando em conta o fato da dengue não ser uma doença que possa ser transmitida de pessoa para pessoa.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3391441/filippi-quer-buscar-o-retorno-de-sao-bernardo-e-sao-caetano-ao-consorcio-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Cidades