
Publicado em 19/02/2024 - 09:00 / Clipado em 19/02/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 19/02/2024
Comentário geral: Reportagem de hoje do Bom Dia Brasil, da TV Globo, registra que São Caetano está ampliando a tarifa zero, com a introdução, a partir de hoje, de uma linha exclusiva para universitários. Essa linha percorrerá endereços das principais universidades da cidade: campus da Engenharia Mauá; os quatro campi da Universidade Municipal de São Caetano (USCS) e campi da Itec e da Fatec. Esse reforço terá capacidade de atender até 12 mil passageiros por dia. A reportagem lembra que desde o ano passado vigora em São Caetano a tarifa zero para todos os usuários.
Reportagem do Repórter Diário de hoje registra que Auxiliares de Primeira Infância (APIs) que trabalham nas escolas de São Caetano como apoio nas salas de aula estão reclamando que têm assumido funções dos professores por causa de mudanças nos horários dos educadores. Dizem que há situações em que ficam até cinco horas com alunos em sala de aula sem professor. O RD ouviu profissionais que ainda reclamam de cuidar de crianças com necessidades especiais. A Prefeitura nega mudanças em horários e a atribuição de atividades não atinentes ao cargo de API.
Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa que o professor pode alterar sua carga horária dentro das jornadas previstas em lei. E diz que o horário de aulas não foi alterado. “A carga horária de trabalho dos professores é definida individualmente, por escolha do servidor entre as jornadas de trabalho previstas na Lei nº 6.161, de 21 de novembro de 2023. Anualmente, o professor pode alterar sua jornada de trabalho e, portanto, não é possível indicar a alteração de horário, caso haja, sem a identificação do professor em questão”, diz o comunicado. Alterações nas jornadas de trabalho, segundo a Prefeitura, não impactam a rotina de trabalho dos APIs.
Matéria do site Repórter Diário de hoje registra que apenas este ano, 99.488 imóveis foram visitados e mais de 440 criadores do mosquito foram eliminados na região do Grande ABC. Em 2024, o CCZ de São Caetano realizou 30 vistorias nos pontos estratégicos cadastrados – em todo o ano de 2023 foram 213 vistorias. O município monitora quinzenalmente 10 pontos, imóveis selecionados pela elevada oferta de recipientes em condições de se tornarem criadouros, pela natureza desses recipientes, cujo volume de água pode favorecer a produção de insetos, como cemitérios e ferro velho.
O Diário do Grande ABC de hoje traz entrevista com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Renato Martins Costa, que diz que dificilmente existem hoje Câmaras Municipais que fiscalizem atos do Executivo. Ele atribui a falha a “arranjos partidários”. Para ele, se os vereadores usassem o conhecimento que têm das cidades, eles se transformariam em fonte de informações para a Corte.
Apesar de a entrevista em nenhum momento mencionar São Caetano, o editorial do DGABC (“Puxão de orelha”) menciona os vereadores da cidade, que, segundo o jornal, não são capazes de “contrariar ordens” do prefeito José Auricchio Jr.
Matéria do Diário do Grande ABC de domingo registra que os casos de dengue no Grande ABC aumentaram de 64 nos primeiros 45 dias de 2023 para 1.050 no mesmo período deste ano, um aumento de 1.540%. São Bernardo foi a cidade com o maior aumento no período, 3.975%, de quatro casos para 163. São Caetano teve aumento de seis para 123 casos (1.950%).
Já o site Repórter Diário de domingo registra que o governo do Estado informou que os casos de dengue no ABC cresceram 2.600%. Saltaram de 13 casos nas seis primeiras semanas de 2023 (até 10 de fevereiro) para 351 casos no mesmo período deste ano. O painel do Centro de Vigilância Epidemiológica para a Gerência de Vigilância do ABC mostra que a região já teve 1.949 casos notificados, 473 destes já estão confirmados e 934 em investigação. O painel tem atualização diária e os dados foram extraídos sexta-feira (16/02).
As prefeituras apontam 405 casos confirmados e também veem explosão. Os números de São Caetano também demonstram ascensão da doença: até esta sexta-feira (16/02) foram registrados 39 casos autóctones e nove casos importados, sendo que no mesmo período de 2023 foram oito casos (um autóctone). Também a última semana de janeiro foi a pior quanto ao número de casos, com 15 registros, sendo quatro importados. Em nota, a prefeitura informa que durante todo mês de janeiro foi feita nebulização em todos os bairros e que ela será refeita a partir da próxima semana.
Outra matéria do DGABC de domingo informa que o Grande ABC irá ganhar 57 novos condomínios em 2024, segundo levantamento realizado pelo Dato Lello, da Lello Construtora. Santo André lidera a corrida, com 23 empreendimentos até dezembro deste ano; seguida por São Bernardo (20), São Caetano (seis), Mauá (cinco) e Diadema (três).
Os partidos políticos do Grande ABC perderam em média 7% de seus filiados desde 2020, de acordo com levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e publicado no DGABC no domingo. Naquele ano, 209.109 pessoas eram filiadas a diversos partidos políticos na região, número que caiu para 194.940 atualmente. Trata-se de uma queda mais acentuada do que a média nacional, de 4,5%. O PT continua sendo o maior partido do ABC, mesmo com a perda de 4% de seus filiados. O PSB teve a maior sangria, caindo de 8.051 para 6.052 filiados (24%).
Reportagens de sábado do SP1, da TV Globo, e do jornal ABC Repórter informam que a Prefeitura de São Caetano vai ampliar a tarifa zero a partir desta segunda (19) com a instalação de uma nova linha de ônibus exclusiva para universitários. A nova linha circular terá 22 paradas.
Reportagem do DGABC de sábado registra que a juíza Daniela Anholeto Pinheiro Lima da 6ª Vara Cível de São Caetano, acolheu representação feita pelo Ministério Público e determinou que a Prefeitura de São Caetano deixe de exigir a apresentação do Cartão São Caetano para o usuário acessar o Nosso Prato, restaurante popular aberto no final do ano passado pelo prefeito José Auricchio Jr.
Para o MP, a exigência segrega o acesso ao benefício, uma vez que a cidade, que tem o maior IDH do Brasil, tem população majoritária nas classes média e alta e que, portanto, não recorre ao estabelecimento. A multa diária por descumprimento da ordem judicial é de R$ 3.000. O assunto também é tema de editorial (“Decisão sensata”) elogiando a decisão a Justiça.
Outros destaques:
Grande ABC tem 730 vagas de empregos em centros públicos – DGABC.
Cidades apresentam diferentes planos para investimentos em ciclovias – Site Repórter Diário.
Uso de energia solar cresce 138% no ABC em dois anos mesmo sem subsídios – Site Repórter Diário.
Governo de SP antecipa R$ 8,55 milhões ao ABC para combate à dengue – Site Folha do ABC.
São Caetano entrega mais um campo de futebol e homenageia Lazinho – Site ABCD Jornal.
Coluna Mirante - Novo destino – Jornal Folha do ABC.
São Caetano inicia obras de requalificação do Módulo 1 do Terminal Rodoviário – Site ABC em Off.
GCM de São Caetano prende ladrão por furto de fiação elétrica – Site ABCD Jornal.
CAC é rendido e tem fuzis roubados em São Paulo – Folha de S. Paulo.
São Caetano recebe Bloco da Vaca este fim de semana – Jornal ABC Repórter.
Desafios do novo ensino técnico – TV Band SP Info.
Sem lances, leilão de marcas lendárias da Chocolates Pan entra na terceira fase – Portal Folha de S. Paulo.
Leilão de marcas da Pan recebe 4 lances – DGABC.
Números da covid crescem no ABC com quase 3 mil casos e 5 mortes em 2 meses – Site Repórter Diário.
Tom geral do noticiário: positivo/negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah