
Publicado em 14/02/2024 - 18:29 / Clipado em 14/02/2024 - 18:29
Capital e Grande São Paulo registram 5.842 raios nesta terça (13)
Brasil é recordista mundial em incidência de raios com 110 mortes provocadas pelo fenômeno por ano, em média
Francisco Lima Neto
São Paulo
A capital paulista e as cidades da Grande São Paulo foram atingidas por 5.842 raios ao longo do dia nesta terça (13), principalmente no final da tarde, pouco antes e durante a forte chuva que atingiu toda a região.
Os municípios que mais registraram descargas atmosféricas foram São Paulo (1.789), Suzano (797) e Mogi das Cruzes (746), de acordo com o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Veja a lista completa mais abaixo.
A corrente típica de um raio é de 20 mil amperes, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.
Tempestade com raios no centro de São Paulo - Edilson Dantas - 14.jan.2015/Folhapress
De acordo com o Elat, o Brasil é recordista mundial em incidência de raios, com 78 milhões de descargas atmosféricas por ano. Em média, por ano, o fenômeno mata 110 pessoas no país e deixa mais de 200 feridos.
Devido a essa alta incidência, é preciso sempre se proteger para diminuir as chances de ser atingido por um raio.
Se estiver na rua, a dica é procurar abrigo em locais fechados, como prédios, lojas ou metrô, carros não conversíveis ou outro veículos. Em casa, deve-se evitar ficar próximo à rede elétrica, portas e janelas. Segundo o Elat, os locais extremamente perigosos são áreas abertas, como campos de futebol e trilhos.
Se estiver em um local onde não há abrigo próximo e sentir que os pelos de sua pele estão arrepiados, ou que a pele começou a coçar, fique atento, já que isso pode indicar a proximidade de um raio prestes a cair, afirma o Elat. Neste caso, a orientação é se ajoelhar e se curvar para a frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles.
Veículo: Online -> Portal -> Portal Folha de S. Paulo
Seção: Cotidiano