
Publicado em 05/02/2024 - 08:11 / Clipado em 05/02/2024 - 08:11
Editorial - Ligações perigosas
Tem plantado série de dúvidas no seio da opinião pública a movimentação de bastidores acerca da licitação da Zona Azul em São Caetano executada pelo Paço Municipal. Levantou suspeitas fortíssimas sobre eventual direcionamento do certame a presença de Leonardo Urbano Arem no comando de uma das empresas que se consorciaram para disputar a gestão do sistema de estacionamento rotativo na cidade administrada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O empresário é um dos donos da paulistana Alphanext Investimentos e Participações, que, por uma intrincada cadeia de relacionamento corporativo, opera o Consórcio Tijucussu, um dos finalistas do certame milionário.
A razão da desconfiança reside no fato de Aren ser filho de Leonardo Urbano Arem, figura conhecidíssima nas rodas do poder são-caetanense e amigo íntimo do ex-secretário de Mobilidade Urbana Geová Maria Faria e do assessor especial Marcelo Auricchio, que vem a ser irmão do chefe do Executivo e cujo gabinete de trabalho fica a poucos metros da sala do prefeito no Palácio da Cerâmica, sede da administração são-caetanense. Os valores envolvidos no negócio suscitam as dúvidas, alimentadas pela falta de informações oficiais sobre o processo. Estima-se que a exploração da Zona Azul em São Caetano por dez anos, prazo do contrato ora licitado, movimente algo em torno de R$ 94,7 milhões.
Desde que voltou ao poder, depois de enfrentar batalha jurídica colossal para derrubar a acusação de uso de dinheiro ilícito em uma de suas campanhas eleitorais, Auricchio abandonou a transparência. É evidente que a presença de um amigo da família do prefeito no comando de uma das empresas que se dispõem a operar serviço público em São Caetano, por si, não expõe nenhum tipo de irregularidade. Todavia, o silêncio do governo acerca do assunto é significativo. Ministério Público, vereadores e a própria sociedade precisam ficar de olho para evitar que as relações privadas acabem influenciando decisão de escolha que, a bem da comunidade e do erário, deve ser exclusivamente técnica.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP
Seção: São Caetano