Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 04/02/2024 - 08:16 / Clipado em 04/02/2024 - 08:16

ABC inicia serviços de castração gratuita em pets


João Martins

 

As prefeituras do ABC já estão com serviços de castração gratuita de pets disponíveis. Em algumas cidades, o procedimento pode ser realizado diretamente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), enquanto em outros municípios, a demanda é atendida com o serviço móvel e descentralizado.

Em Ribeirão Pires, o morador deve realizar inscrição e agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, pelo telefone 4824-4197. O procedimento cirúrgico é feito na sede do Departamento de Proteção à Fauna e Bem-Estar (rua João Domingues de Oliveira, 320 – Centro). O programa da Prefeitura democratiza o acesso do serviço de castração de cães e gatos, especialmente para a população de menor renda. Todas as orientações sobre o procedimento de castração, perfil e preparo dos animais, bem como documentos necessários para a inscrição, são fornecidos pelo Departamento no momento do agendamento telefônico.

Mauá tem o Centro de Proteção Animal (CPA) e a van do CPA Móvel, que realizam atendimentos e castração de cães e gatos. É necessário agendar presencialmente e fazer a apresentação dos documentos pessoais do proprietário, na rua Almirante Tamandaré, 191, na Vila Bocaina, bem como apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Nesta ocasião, os profissionais do CPA orientam os proprietários sobre data e preparo para a cirurgia do animal, como jejum de oito horas, entre outros.

O programa de castração de Rio Grande da Serra já iniciou. Neste primeiro momento tem sido realizados procedimentos cirúrgicos daqueles que foram cadastrados em campanhas anteriores e animais em situação de rua. A previsão é que na segunda quinzena de fevereiro será aberto as inscrições para os novos cadastros. O munícipe deverá ir até a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (avenida Dom Pedro I, 10 – Centro), munido com documento com identificação, comprovante de endereço e comprovar que está inscrito no CAD Único. Os protetores não necessitam de comprovação de hipossuficiência financeira, porém, suas dependências serão vistoriadas. 

No ato da inscrição será informado todo o procedimento, os eventuais riscos bem como aquilo que o tutor do animal deverá levar. O programa é voltado para pessoas de baixa renda e para animais cuidados por protetores voluntários.

Diadema vai priorizar para 2024, a implantação de Centro de Atenção Animal para continuar a atender a demanda de castração animal, especialmente para população de baixa renda e cuidadores de animais. A inscrição para futuros atendimentos deve ser feita no site adote.amor.diadema.sp.gov.br.

Para São Caetano, o cadastro dos animais é realizado de segunda a sexta feira através do e-mail: bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br. O prazo de agendamento e castração ocorre em 07 a 30 dias de acordo com a espécie, sexo e número de inscritos. Os interessados devem residir em São Caetano, possuir cartão São Caetano e o Pet RGA. É preciso consta Nome, telefone, endereço , número do Cartão São Caetano, dados dos animais ( nome, espécie, sexo, idade, peso, tratamentos recentes) no momento da inscrição.

Santo André oferece gratuitamente aos proprietários de cães e gatos com idade mínima de quatro meses a inscrição para castração. A castração é realizada em clínicas contratadas pela Prefeitura. É necessário o Proprietário/tutor precisa residir no município (exceto para os casos onde o animal foi adotado na Gerência de Zoonoses, ou na Feira de adoção Eu amo Eu adoto); comparecer à Gerência de Controle de Zoonoses pessoalmente para efetuar o cadastro para castração, na rua: Igarapava, 239 – bairro Valparaiso, de segunda a sexta feira das 8h as 17h; o animal deverá ter mais de quatro meses e estar em boas condições de saúde. O tutor devera levar o RG e CPF; Registro Geral Animal (RGA). caso não possua será realizado no momento da inscrição; comprovante de residência; atual em nome do proprietário/tutor (no máximo três meses), caso documento esteja em nome de cônjuge, documento que comprove o estado civil e comprovante de vacinação antirrábica atualizada (no máximo 12 meses) ou na falta do comprovante é recomendado comparecer com o animal para a realização da vacina.

Em São Bernardo, a castração é disponibilizado pelo Hospital Público Veterinário. O equipamento, instalado ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (avenida Dr. Rudge Ramos, 1.700, Rudge Ramos), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade oferece infraestrutura completa para consultas, castração, exames, raio-x, ultrassonografia, curativos, medicação, transfusão de sangue e cirurgias gerais e ortopédicas. O atendimento é exclusivo para moradores inscritos no CadÚnico e protetores cadastrados junto ao CCZ. Todas as informações sobre o atendimento podem ser conferidas no site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/hospital-publico-veterinario e pelo telefone (11) 95196-7733.

 

Importância da castração

A castração é a melhor forma de realizar o controle populacional de cães e gatos. O procedimento evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono animal. Além disso, o procedimento evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como a TVT – Tumor Venéril Transmissível – que infelizmente é comum em animais abandonados.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3383505/abc-inicia-servicos-de-castracao-gratuita-em-pets/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Meio Ambiente