
Publicado em 30/01/2024 - 21:20 / Clipado em 30/01/2024 - 21:20
São Paulo começa a emitir novo RG; entenda o que muda e como obter a identidade
Segundo o governo paulista, o processo será feito de forma gradual. O antigo RG continua válido até 2032.
Por Yuri Cavalieri
O estado de São Paulo já está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional. Segundo o governo paulista, o processo será feito de forma gradual. Por enquanto, a emissão ocorre em um projeto piloto em nove pontos da Região Metropolitana. Desde o último dia 11, todos os estados são obrigados a expedir o novo RG.
Seis postos do Poupatempo e três do Instituto de Identificação da Polícia Civil já estão realizando a emissão do novo RG em São Paulo. O documento terá um número de identificação único, padronizado para todo o território nacional.
Por enquanto, a emissão ocorre em um projeto piloto em nove pontos da Grande São Paulo: Poupatempo de Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, além de Caieiras e Guarulhos.
Três unidades do Instituto de Identificação da Polícia Civil também emitem o documento: o Descomplica de São Miguel e de Barueri, além do Atende Fácil de São Caetano do Sul.
Segundo o governo paulista, o processo será feito de forma gradual. O antigo RG continua válido até 2032. Por isso, não é necessário correr para renovar o documento.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional, o novo RG, é gratuita. Para obter a nova identidade, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento - original e cópia simples.
Veículo: Online -> Site -> Site CBN
Seção: Notícias