Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 27/01/2024 - 08:39 / Clipado em 27/01/2024 - 08:39

Editorial - Passo em falso


 

Uma das principais empresas do ramo da terceirização de serviços, com contratos em praticamente todos os municípios do Grande ABC, a Guima Conseco se vê envolvida, talvez involuntariamente, em uma das maiores polêmicas dos últimos tempos. Fundada em 1988, a companhia sempre havia passado ao largo de controvérsias. Até que, consorciada com a Desintec, fechou acordo extremamente questionável com o governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano. Revelada com exclusividade pelo Diário no dia 17, a parceria prevê o pagamento pela administração de R$ 80 milhões, em cinco anos, para que a contratada enxote pombos e elimine outras pragas urbanas.

Assim que a informação se tornou pública, a cidade convulsionou, espantada com a singularidade do contrato e os valores exorbitantes. Como o governo municipal tem se mostrado refratário à transparência e segue sonegando detalhes do acordo, os questionamentos pipocam à espera de respostas. Ao menos duas ações tramitam no Ministério Público em busca de explicações sobre a parceria da Guima-Desintec com a Prefeitura de São Caetano. Reportagem publicada nesta edição talvez explique o receio do Palácio da Cerâmica, sede do Executivo, em vir a público: a oposição descobriu pontos conflitantes no edital aberto de afogadilho para contratar a empresa que prestaria os serviços.

É altamente preocupante que a Guima, uma das grandes empresas da região, passe ao largo da razoabilidade e do bom-senso ao fechar este estranho e nebuloso contrato com a Prefeitura de São Caetano. Ao se aliar à administração, recusando-se a prestar esclarecimentos sobre os detalhes do acordo que deveriam ser públicos, a empresa arrasta para cima de si desconfianças que, a princípio, recaíam todas nas costas do prefeito José Auricchio Júnior e sua equipe. É inexplicável que, mais de uma semana após a imprensa divulgar os valores dos serviços, ainda se desconheçam as cláusulas que embasam o acerto – cujo dinheiro público para começar a pagá-lo, pasme-se, já está empenhado!

 

 

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4098004/passo-em-falso

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: São Caetano