
Publicado em 20/01/2024 - 06:26 / Clipado em 20/01/2024 - 06:26
São Caetano e São Bernardo se destacam em Eficiência na Gestão Municipal, aponta TCE
POR REDAÇÃO
Duas cidades do ABC se destacaram no recém-divulgado IEG-M – Índice de Efetividade da Gestão Municipal de 2023, elaborado pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado. São Caetano e São Bernardo alcançaram posições de destaque, demonstrando eficiência nas políticas públicas implementadas em suas gestões.
Efetividade Administrativa: São Caetano e São Bernardo se destacam em apontamento do TCE
Duas cidades do ABC se destacaram no recém-divulgado IEG-M – Índice de Efetividade da Gestão Municipal de 2023, elaborado pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado. São Caetano e São Bernardo alcançaram posições de destaque, demonstrando eficiência nas políticas públicas implementadas em suas gestões.
São Caetano
A cidade se sobressai no IEG-M ao receber a nota B, que representa uma gestão efetiva. A cidade figura entre as três da Região Metropolitana com essa classificação, destacando-se em sete áreas: Saúde (B), Educação (B), Planejamento (C), Gestão Fiscal (B), Meio Ambiente (B), Governança em Tecnologia da Informação (B+), e Segurança das Cidades/Defesa Civil (A).
“Recebemos a notícia com alegria. Mostra que estamos no caminho certo, embora sabedores dos grandes desafios que temos pela frente. Temos uma missão muito clara, que é melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso com o aprimoramento dos serviços públicos para que a roda desenvolvimentista de São Caetano do Sul não pare”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.
São Caetano destoa da realidade da maioria dos municípios paulistas. O presidente do TCE, Sidney Beraldo, observa a piora geral do quadro no Estado. “Fazemos esse levantamento desde 2015 e a situação vem piorando. Isso é incompreensível porque o IEG-M é não só um instrumento de fiscalização, mas também uma ferramenta para que os prefeitos possam avaliar suas políticas públicas”, analisa. “Queremos que a gestão sempre melhore porque quem ganha com isso é a sociedade.”
São Bernardo
Sob a gestão do prefeito Orlando Morando desde 2017, São Bernardo também se destaca no IEG-M, subindo da classificação C+ para B, evidenciando a efetividade das políticas públicas implementadas no município. O resultado coloca São Bernardo entre as 52 cidades paulistas que obtiveram a melhor nota no Estado.
“O bom resultado obtido neste último levantamento reforça o esforço da nossa gestão em buscar alternativas eficazes e modernas para o desenvolvimento de São Bernardo, sempre com planejamento e respeitando a transparência. Ter este reconhecimento do TCE, que é responsável pela fiscalização do trabalho desempenhado pelos municípios paulistas, é ainda mais importante, pois mostra que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Orlando Morando.
IEG-M
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do controle externo e da sociedade. Os resultados produzem informações que podem auxiliar os gestores públicos na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.
Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP
Seção: Home