
Publicado em 18/01/2024 - 17:38 / Clipado em 18/01/2024 - 17:38
Quatro cidades do ABC planejam o plantio de 67,5 mil árvores
Pedro França
Em quatro cidades do ABC, a criação de planos de arborização se tornou pauta, e a meta é que ainda este ano a região receba o plantio de, pelo menos, mais 67,5 mil árvores. Somente em Santo André serão mais 60 mil árvores ao longo de 2024, em Ribeirão Pires mais 1,5 mil árvores, e em Mauá e São Bernardo mais três mil em cada.
Ao RD, a professora e pesquisadora da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), Marta Angela Marcondes comenta sobre a importância deste tipo de iniciativa para a região. Mesmo que as ações representem um impacto fundamental para a biodiversidade, a pesquisadora alerta que o processo deve ser feito com cautela, principalmente em ambientes urbanos.
“É muito importante frisar que existe uma série de regras para plantio de árvores, principalmente em ambiente urbano. Precisam ser espécies de mata atlântica, o tipo de árvore deve ser respeitado e o tamanho precisa ser levado em consideração”, alerta.
Para que a ação seja um sucesso, a pesquisadora destaca a importância de existir um planejamento antes de qualquer tipo de plantio e/ou poda de árvores em relação àquelas que precisam de alguma manutenção. “Também é preciso ter um plano para poda, uma vez que é um processo muito diferente da decapitação da árvore – feita de forma irregular e totalmente prejudicial ao meio ambiente. Esse processo precisa ser apresentado aos moradores da cidade e acompanhado com cautela”, salienta.
Mais 67,5 mil árvores
Em Santo André, a Prefeitura informou que 13 mil árvores foram podadas ao longo de 2023 e 2.982 indivíduos arbóreos foram removidos. Na contrapartida, foram replantadas 4.848 (entre árvores, palmeiras e arbustos). Já Mauá, que planeja plantar 3 mil árvores ainda este ano, foram feitas cerca de 1150 solicitações de corte de árvores no ano passado.
Em Ribeirão Pires, a expectativa é de mil e quinhentas árvores plantadas ao longo de 2024, enquanto ano anterior foram efetuados 2.558 pedidos de poda e manutenção. Já São Bernardo informou que ao longo de 2023 foram realizadas 30 mil podas de árvores, além de 10 mil reparos e mais 4 mil serviços manutenção. A cidade pretende trabalhar na substituição de árvores velhas e exóticas por árvores nativas, garantindo o plantio e replantio de aproximadamente 3 mil mudas para 2024.
Ecossistema
Para Marta, o processo de plantio de árvores é de suma importância, principalmente em relação ao ecossistema, uma vez que o plantio interfere no resultado das condições climáticas. “Existe um corredor de espécies (animais e vegetais), no caso da nossa região, nativas de Mata Atlântica, que trazem aumento da biodiversidade”, diz. Com o plantio de novas árvores, seguindo procedimentos corretos, se torna maior a absorção da água da chuva e da água que circula em superfície.
Mesmo com os grandes planejamentos das prefeituras, a pesquisadora acredita ser necessário um maior comprometimento do poder público em relação às questões ambientais. “O ano acaba de começar e já estamos vivenciando situações críticas com relação a enchentes, isso é fruto de uma falta de planejamento urbano. Precisamos repensar e temos que respeitar as áreas verdes, principalmente na nossa região, que é de Mata Atlântica”, afirma.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Meio Ambiente