
Publicado em 18/01/2024 - 17:36 / Clipado em 18/01/2024 - 17:36
Coluna Cena Política - Pombas
O PT da Capital aprovou o reingresso da ex-prefeita Marta Suplicy aos quadros do partido. Prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004 pela legenda, Marta saiu do petismo em meio ao mandato de senadora, votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), criticou o PT e lideranças da sigla e havia se tornado persona non grata na agremiação. Mas tudo mudou a partir do momento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entendeu que Marta seria uma boa vice para o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Alguns movimentos depois, Marta não só foi anunciada como vice de Boulos como retornou ao PT. Todo cenário contrasta com a ação que o ex-deputado federal Vanderlei Siraque ao PT de Santo André. Siraque deixou o petismo, foi para o PCdoB, perdeu eleições para vereador e tentou voltar ao partido. Mas seu reingresso foi vetado em votação interna.
Não só coisas ruins
O cenário para a família Siraque dentro do PT só não está estremecido porque a ex-vereadora Bete Siraque, mulher do ex-deputado Vanderlei Siraque, segue nos quadros da legenda e, pela segunda eleição consecutiva, será a candidata da sigla à Prefeitura de Santo André.
O novo Atila – 1
O comentário nos corredores da Câmara de Mauá indica que o vereador Zé Carlos Nova Era (PL) decidiu seguir a estratégia do ex-prefeito e hoje deputado estadual Atila Jacomussi (SD) nas redes sociais: assumir para si várias obras que a Prefeitura tem feito na cidade. Nova Era tem dito que foi iniciativa sua série de intervenções em curso no município, muitas vezes sem citar a gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT).
O novo Atila – 2
Atila Jacomussi já virou motivo de piada na classe política por, mesmo fora da Prefeitura, querer assumir a paternidade - ou transferir ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) - de todos os grandes projetos em Mauá. Ele já disse que foi sua iniciativa a construção de unidades de saúde, recapeamento e até mesmo o repasse que o governo do Estado se comprometeu a fazer para o Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini.
O novo Atila – 3
Zé Carlos Nova Era foi secretário na gestão de Atila - comandou a Secretaria de Mobilidade Urbana. Depois de eleito, virou presidente da Câmara, adotou postura independente, se aproximou do governo de Marcelo Oliveira e agora abraçou a pré-candidatura ao Paço do colega vereador Sargento Simões (PL).
Disputa afunilada
Dentro do governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), todo mundo sabe que a disputa para saber quem vai liderar a chapa na candidatura governista à sucessão está afunilada. Dos nove nomes que se reuniram com o chefe do Executivo no ano passado, alguns já receberam a sinalização que estão fora do páreo, como os secretários de Esportes, Marcelo Chehade (PSDB), de Pessoa com Deficiência, Professor Jobert Minhoca (Podemos), e de Ações Governamentais, Pedrinho Botaro (PSDB).<EM>
Pombas
A contratação do consórcio Guima-Desintec para executar serviço de controle de pombos e outras pragas, pelo valor de R$ 16 milhões ao ano, foi o assunto da classe política em São Caetano. Teve político que, na ironia, disse que, por essa quantia, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), teria de importar as pombas para depois afastá-las porque na cidade não existe tanta pomba para justificar o montante empregado.
Almoço dos corintianos
Hoje acontece o primeiro almoço dos corintianos, um evento tradicional em Santo André. O evento será no Baby Beef, no bairro Jardim, e terá uma presença de um “infiltrado”: o prefeito Paulo Serra (PSDB), são-paulino fanático, estará presente.
https://www.dgabc.com.br/Noticia/4096472/pt-que-aceita-marta-e-que-rejeita-siraque
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP
Seção: São Caetano