Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 18/01/2024 - 18:30 / Clipado em 18/01/2024 - 18:30

Meneguelli visa apoio de Boulos e visita de Lula em São Caetano


Carlos Carvalho

 

O ex-deputado federal e ex-presidente do Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Jair Meneguelli (PT) teve seu nome aprovado pela federação PT/PV/PCdoB para ser pré-candidato a prefeito de São Caetano. Ao RDtv desta quinta-feira (18/01), o petista relatou que espera uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e busca o apoio do deputado federal e pré-candidato a prefeito da Capital, Guilherme Boulos (PSOL).

No caso de Boulos, Meneguelli considera que uma ação em conjunto poderá ajudar nessa união entre candidaturas do campo da esquerda. O principal problema do petista será encarar o PSOL Municipal que tem o nome de Pedro Mendonça como pré-candidato, mas que ainda conta com a vereadora Bruna Biondi, do mandato coletivo Mulheres por + Direitos. Apesar do cenário, o ex-parlamentar quer conversar com o PSOL para uma possível candidatura única para as eleições de outubro.

Sobre Lula, a ideia é aproveitar alguma visita do petista na cidade ou mesmo na região para apontar sua aproximação em relação ao principal nome do partido. Meneguelli não esconde que sua ideia é alcançar o número de votos do presidente na cidade. Em 2022, Lula conquistou 45.297 votos no segundo turno. Como comparação, José Auricchio Júnior (PSDB) foi reeleito com 42.842 votos, em 2020.

“Eu pertenço a um partido político, hoje para as eleições é uma federação, e foi o meu nome o escolhido para entrar nessa pré-campanha. Foi um pouco pela minha história, pelo meu passado, pela minha experiência e eu, claro, aceitei esse desafio e vamos conversar com a população, pois nós temos a intenção de governar com a população”, disse Meneguelli ao ser questionado sobre os motivos que o levaram para a pré-candidatura.

Sobre a futura campanha, o pré-candidato considera que Saúde e Educação serão os dois principais temas para futuros debates. Apesar disso, não descarta muita discussão entre os candidatos sobre outros temas como Segurança Pública ou mesmo sobre o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Em relação ao último tema, Meneguelli se posiciona contra uma possível privatização da companhia.

Essa é a segunda tentativa de Jair Meneguelli em alcançar a cadeira de prefeito. Em 2000, o petista conquistou 15,1% dos votos, mas foi derrotado por Luiz Tortorello (morto em 2004) que obteve 78,2%. A melhor campanha petista ocorreu em 2004, ano em que Hamilton Lacerda chegou a 32,2% e acabou em segundo, derrotado por José Auricchio Júnior (então no PTB, atualmente no PSDB) que conseguiu 46,43%

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3376184/meneguelli-visa-apoio-de-boulos-e-visita-de-lula-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Política