Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 16/01/2024 - 09:00 / Clipado em 16/01/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 16/01/2024


Comentário geral: Os sites Gazeta de São Paulo e Diário do Litoral registram que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., vai assinar nesta terça-feira a ordem de serviço para o início das obras no prédio onde vai funcionar a  Escola de Saúde e Bem-Estar Animal de São Caetano, a primeira do gênero no Brasil. O local, no bairro Santa Paula, também vai receber a Farmácia Veterinária Municipal e a subsecretaria de Saúde e Bem-Estar Animal. Segundo a gestão municipal, o espaço conta com três pisos e vai oferecer cursos de banho e tosa, workshop. Também será possível solicitar o RG Animal e ser atendido pelo canal de denúncias contra maus tratos. As obras terão início ainda nesta semana e a previsão de entrega é de 60 dias.

Matéria do jornal ABC Repórter informa que a Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano finalizou na sexta-feira (5) a requalificação das bicas da cidade, que já estão em pleno funcionamento. Ao todo são dez bicas, que receberam novas torneiras, substituição de azulejos e grades para o escoamento de água, iluminação, novo layout de identificação e readequação do sistema hidráulico. “Essa requalificação segue normas rigorosas de vigilância sanitária, com condições de potabilidade para os moradores de São Caetano. Este é um programa de saúde, que oferece um produto de qualidade aos moradores”, disse o prefeito José Auricchio Jr.

O site Jornal de Barueri registra que um levantamento divulgado no anuário MultiCidades – Finanças dos Municípios do Brasil, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), aponta as 10 cidades do Sudeste que mais destinaram recursos à assistência social em 2022. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as três primeiras do ranking, enquanto São Caetano está na nona posição, com investimentos de mais de R$ 91 milhões para uma população de apenas 165.655.

Reportagem do Diário do Grande ABC registra que em 2023 foram registradas 6.302 denúncias de violações de direitos humanos nas cidades do Grande ABC, um aumento de 30,2% em relação a 2022, que computou 4.837 casos. Foram 17 ocorrências por dia e 525 por mês, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O grupo de vulneráveis mais afetados foi o de crianças e adolescentes (3.133 casos), seguido por idosos (1.576), mulheres (1.234) e pessoas com deficiência (860). Em relação ao gênero, foram 3.777 do sexo feminino e 2.190 do sexo masculino. Em relação à frequência, 70,5% dos casos ocorreram diariamente, contra apenas 6,3% dos casos ocorridos uma única vez.

Manchete de capa do DGABC informa que o terreno que abrigava a fábrica da Ford, em São Bernardo, foi vendido por R$ 850 milhões. A montadora encerrou suas atividades na cidade em 2019. O local, arrematado pelo fundo de investimentos Comig, deverá funcionar como um centro de distribuição com 13 galpões.
 

Outros destaques:

Tapetinho – DGABC.
USCS e Escola Grau Técnico de Santo André firmam parceria para atendimento psicológico gratuito aos alunos – Jornal ABC Repórter.
Leilão das marcas Chocolates Pan já tem data marcada – Jornal ABC Repórter.

Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah