
Publicado em 11/01/2024 - 09:00 / Clipado em 11/01/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 11/01/2024
Comentário geral: Duas notas da coluna Cena Política, do DGABC, voltam a citar criticamente o posicionamento dos deputados estaduais Thiago Auricchio (PL) e Carla Morando (PSDB) em relação aos apagões do ABC. Segundo a coluna, ambos criticaram a Enel de forma “sutil” pela demora da concessionária em restabelecer a energia elétrica na região. A primeira nota lembra que Thiago, que presidiu a CPI da Enel na Alesp, está em Portugal para realização de mestrado em gestão de políticas públicas e que somente ontem, dois dias após o caos, se manifestou.
Já o site Repórter Diário destaca as críticas de Thiago Auricchio à Enel: “Esperamos que a agência (Aneel) adote medidas emergenciais a respeito. É inadmissível que uma situação como essa continue ocorrendo”, escreveu.
Matérias do Diário do Grande ABC e do Jornal ABC Repórter informam que os conselheiros tutelares de São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires tomaram posse para um mandato de três anos. Em São Caetano, cinco conselheiros foram empossados em cerimônia realizada no Palácio da Cerâmica e serão responsáveis por defender os direitos da criança e do adolescente do município até 2027.
Outra matéria do DGABC informa que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) prometeu investir, neste ano, R$ 43,7 milhões para a limpeza de 27 piscinões no estado, sendo 19 deles no Grande ABC. O piscinão de São Caetano tem previsão de limpeza para o mês de maio.
O site Repórter Diário informa que o número de MEIs cresceu 7,49% em um ano no Grande ABC; São Caetano tinha 15.384 negócios classificados como MEI no início de 2023 e neste ano o número saltou para 16.173, um crescimento de 5,12%.
Outra matéria do site Repórter Diário registra que foram contabilizados 765 casos de dengue no Grande ABC em 2023, número 12,3% maior que 2022, quando 681 pessoas foram diagnosticadas com a doença. São Caetano apresentou queda no número de casos da doença no ano passado. Foram 62 registros, sendo 25 autóctones e 37 importados, enquanto em 2022 foram 98 casos, sendo 18 autóctones e 80 importados – queda de 36,73% no índice.
Reportagem de capa do DGABC informa que a Companhia do Metropolitano de São Paulo abriu processo licitatório para contratar a empresa que irá confeccionar os estudos de engenharia e arquitetura para a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará o Grande ABC ao bairro paulistano da Lapa. O prazo de execução é de 24 meses. O documento antecede o projeto executivo, que norteia a construção da obra. O ramal deverá ter 31 quilômetros de extensão, com 24 estações e a licitação está marcada para 7 de março. O governo do estado reservou R$ 70,2 milhões do orçamento para o projeto.
Outros destaques:
Com novos investimentos da Prefeitura, indicadores criminais caem em São Caetano - Portal ABC do ABC
Wi-Fácil: Prefeitura de São Caetano amplia para 23 o número de locais públicos com internet grátis – Jornal ABC Repórter.
São Caetano inicia emissão dos carnês de IPTU – Jornal ABC Repórter.
Fundação Pró-Memória de São Caetano realiza sua primeira exposição em 2024 – Jornal ABC Repórter
FUABC suspende a quarteirização de envio de remédios em São Bernardo – DGABC.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah