Clipclap

Aguarde ...

Portal R7

Publicado em 13/12/2023 - 20:40 / Clipado em 13/12/2023 - 20:40

São Caetano do Sul aprova projeto de lei para implantar ensino integral nas escolas


Programa vai ser implementado no Ensino Fundamental em 2024

 

Projeto deve ser implementado em 2024

Reprodução/ Letícia Teixeira / Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

 

 O projeto de lei que institui o programa São Caetano Integral nas escolas municipais de São Caetano do Sul foi aprovado nesta terça-feira (12) pela Câmara Municipal. A proposta vai ser implementada no ensino fundamental a partir de 2024.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) afirmou que o projeto é "uma conquista inquestionável para a educação da cidade".

De acordo com o chefe do executivo, o objetivo do programa, que amplia o tempo de permanência dos estudantes no ambiente escolar, é permitir a formação integral dos alunos, sob diferentes dimensões: física, intelectual, emocional, social e cultural.

No período integral, os alunos terão a oportunidade de desenvolver diferentes atividades complementares ao currículo regular. A partir da parceria entre a Seeduc (Secretaria de Educação), a Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude) e a Secult (Secretaria de Cultura), serão oferecidas oficinas esportivas e culturais.

Além disso, todas as escolas integrais do Ensino Fundamental I de São Caetano terão mais três matérias na matriz curricular: Educação Empreendedora, Convivência Ética e Linguagens Artísticas.

O programa também tem o objetivo de trazer mais segurança alimentar às crianças, que farão refeições equilibradas no ambiente escolar.

Segundo a secretária de educação, Minéa Fratelli, São Caetano já tem todas as escolas da Educação Infantil funcionando em período integral, que somam 46 escolas. No Fundamental I, são oito as unidades tempo integral, totalizando 54 das 66 escolas.

As 12 escolas restantes vão ampliar a carga horária, de 25 para 35 horas semanais, a partir de dois modelos possíveis: 7 horas diárias, das 7h às 14h, ou 35h divididas na semana — um dia todo na escola, por exemplo, das 7h às 17h, e os demais no horário convencional. As escolas terão autonomia para decidir o melhor modelo.

 

https://noticias.r7.com/sao-paulo/sao-caetano-do-sul-aprova-projeto-de-lei-para-implantar-ensino-integral-nas-escolas-13122023

 

Veículo: Online -> Portal -> Portal R7

Seção: São Paulo