
Publicado em 13/12/2023 - 08:08 / Clipado em 13/12/2023 - 08:08
Casas do ABC chamam atenção com decorações natalinas
Beatriz Gomes
Apesar de não ser algo tão comum após a pandemia da covid-19, há quem invista em grandes decorações nas casas durante a época do Natal. Em alguns casos, a decoração chega a ser tão extravagante e divertida, que atrai os olhares de uma série de visitantes, inclusive de fora da região.
Caso de Carlos Henrique Monteagudo e sua família que decoram a casa na rua Baia Grande, 188, Vila Bela, na divisa de São Caetano com São Paulo, todos os anos, desde 1994. A família inicia os preparativos em agosto, com o processo de restauração das lâmpadas e dos bonecos necessários. “Todo ano pensamos em um tema diferente para a decoração, então realizamos inauguração com fogos no dia 01 de dezembro, e a decoração se mantém até 06 de janeiro, no Dia de Reis, acesa todos os dias das 20h às 00h”, conta.
Normalmente, a conhecida “Casa do Papai Noel”, também recebe visitações com direito a um encontro com o Papai Noel que, neste ano, teria como ajudantes os personagens Mickey e Minnie, mas por conta de problemas com segurança, a visitação foi suspensa desde a última segunda-feira. “Infelizmente muitas pessoas perderam a noção e quase fui agredido por não deixar um visitante entrar dentro da residência dos meus pais. Fazemos tudo com muito carinho e dedicação, não temos ajuda financeira de ninguém e não ganhamos nada com isso. Mesmo assim, há quem quer exigir mil coisas de nós e da nossa decoração”, conta.
Jardim Mauá chama atenção com a tradição natalina
Há cerca de 20 anos, a casa da família Martins, localizada na rua Ângelo Delabeta, 9, no Jardim Mauá, em Mauá, ganha decoração natalina e também atrai dezenas de pessoas para visitação. A ideia de decorar a casa surgiu com o entusiasmo das quatro crianças da família. “Gostávamos de deixar a casa iluminada porque chamava atenção das crianças, mas isso fez com que outros pequenos do bairro também viessem visitar a decoração, então começamos uma verdadeira tradição”, conta o dono da casa, João Martins.
Segundo o responsável pela decoração, as crianças que apreciavam a decoração de Natal da casa há 20 anos, hoje levam os filhos para assistir o show de luzes, o que tornou a montagem e visitações como uma espécie de “ritual” de final de ano para a família. “Só se tornou tão especial e tradicional para nós em razão da importância que temos visto de existir essa nossa decoração”, diz.
O proprietário diz, ainda, que mesmo durante a pandemia da covid-19, a casa estava iluminada e atraía muitas pessoas. “Chegamos a receber cartas durante a pandemia de pessoas nos agradecendo por alegrar a vida de suas famílias há tanto tempo e por sempre tornar um momento especial entre família mesmo em uma época ruim”, expõe.
A casa da família Martins fica iluminada todos os dias das 19h às 01h.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades