
Publicado em 13/12/2023 - 09:00 / Clipado em 13/12/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 13/12/2023
Comentário geral: A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o Diário do Grande ABC e a Gazeta de São Paulo registram que a Câmara Municipal de São Caetano aprovou projeto de lei da Prefeitura que institui o ensino integral nas escolas municipais a partir de 2024. Com isso, São Caetano será a primeira cidade do país a ter 100% de ensino integral.
“Ampliar a permanência do aluno na escola contribui para um desenvolvimento pedagógico ainda maior. E também traz outros benefícios fundamentais aos alunos em relação ao convívio social positivo e à segurança alimentar. Estar na escola em horário ampliado, com a devida matriz curricular, é o melhor caminho para toda a sociedade”, disse o prefeito José Auricchio Jr. A cidade já conta atualmente com todas as escolas de educação infantil neste modelo.
O site ABCD Jornal registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., prestou contas ontem de seu quarto mandato à frente da Prefeitura em evento realizado no São Caetano Esporte Clube, no Bairro Fundação. O chefe do Executivo detalhou as principais ações realizadas em 2023, especialmente obras, programas e serviços responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, cumprindo os projetos inseridos em seu plano de governo, que está alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU. O destaque foi a tarifa zero nos ônibus. O prefeito afirmou que após a cidade implementar a gratuidade outros municípios do País passaram a procurar a cidade para saber como funciona o programa. “A partir de novembro, não tem um dia que eu deixei de falar com alguém de outras localidades do País sobre esse assunto”, afirmou Auricchio.
Reportagem do Diário do Grande ABC com chamada de capa registra que o Ministério Público de São Paulo arquivou duas vezes investigação sobre o fechamento da Fumas (Fundação Municipal Anne Sullivan), de São Caetano. De acordo com o jornal, representação protocolada pelo pai de uma aluna da instituição, foi considerada insuficiente para uma intervenção no órgão. Ele teria então recorrido ao Conselho Superior do MP, que inicialmente acolheu a denúncia, mas depois manteve a decisão do MP. O DGABC lembra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., depois de suspender as atividades da Anne Sullivan, enviou à Câmara Municipal projeto para extinguir a Fundação.
Outro destaque do DGABC é o anúncio da Universidade Metodista de que fechará 14 cursos do campus de São Bernardo, afetando 300 estudantes. De acordo com o jornal, esses alunos, dos cursos de odontologia, fisioterapia, engenharia de produção, sistema de informação, rádio, TV, internet e educação física, serão absorvidos pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS). Segundo a direção da Metodista, o motivo do fechamento é a baixa procura por esses cursos. O DGABC lembra que a universidade enfrenta crise financeira, com atraso no pagamento de funcionários, e que em 2021 a instituição admitiu que tinha uma dívida de R$ 500 milhões.
Ainda no DGABC a notícia de que Renato Cariani, um dos principais influencers fitness do país, que tem academia em São Caetano, foi alvo de operação da Polícia Federal e do Gaeco por suspeita de que sua empresa de produtos químicos em Diadema estaria envolvida com o tráfico de drogas. O empresário alegou inocência.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra que a Prefeitura de São Caetano suspendeu, sem prazo para reabertura, licitação para contratação de empresa para realização de auditoria externa no programa de desenvolvimento ambiental e saneamento básico, a ser financiado parcialmente pelo CAF (Corporação Andina de Fomento), o Banco de Fomento da América Latina.
Matéria do DGABC e nota da coluna Rastilho, do jornal Repórter Diário, informam que o ex-vereador de São Caetano Beto Vidoski acertou ontem sua filiação ao PRD (antigo Patriota) e afirmou que as conversas para ser o candidato a vice em uma chapa com o vereador Tite Campanella (Cidadania) estão adiantadas. O nome de Tite é um dos cotados para ser candidato ao Paço com o apoio do prefeito José Auricchio Jr.
Enquete do site Folha de São Caetano sobre as eleições municipais mostra Tite Campanella liderando as intenções de votos, com 29%, seguido por Daniel Córdoba (23%), Leandro Prearo (18%), Regina Maura Zetone (13%), Eduardo Vidoski (10%) e Fabio Palacio (7%).
Outra nota da coluna Rastilho registra que após sete meses de trabalho, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enel, na Assembleia Legislativa, entra em seus últimos dias. Hoje e amanhã será lido o relatório final, liderado pela deputada estadual Carla Morando (PSDB). Será a última etapa para que a investigação, idealizada pelo deputado Thiago Auricchio (PL), presidente da CPI e da CCJ, possa ser levada para o plenário.
Continua repercutindo a decisão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, de instituir a tarifa zero aos domingos no transporte coletivo municipal. Matéria do SP1, da TV Globo, faz matéria a respeito, mencionando que São Caetano já adota a tarifa zero em tempo integral.
Outros destaques:
Cidade de São Caetano completa um mês e meio de Tarifa Zero - Rádio Eldorado FM 107,3
Quem pagou a conta? - Jornal O Globo - Rio de Janeiro/RJ
De royalties a multas, como 89 cidades financiam passe livre, que começa domingo em São Paulo - Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ
USCS e Prefeitura de São Caetano lançam Escola de Governo para servidores – Site ABC em Off.
São Caetano realiza Operação Sono Tranquilo – Jornal ABC Repórter.
ABC ganha reforço no policiamento para festas de fim de ano – Site Repórter Diário.
São Caetano: Programa de Parcelamento de Débitos termina nesta sexta-feira. Veja entrevista exclusiva – Site ABC em Off.
O melhor ano da USCS – Site Folha de São Caetano.
Tom geral do noticiário: positivo/neutro/negativo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah