
Publicado em 07/12/2023 - 18:10 / Clipado em 07/12/2023 - 18:10
Bancada da região se divide na votação da privatização da Sabesp; veja como cada deputado votou
Bloco do PT e Psol se manifesta contrário à proposta do governo do Estado; demais deputados foram a favor
Por Raphael Rocha
A bancada do Grande ABC se dividiu na votação do projeto de lei que autoriza a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Dos oito parlamentares estaduais com base eleitoral na região, quatro foram favoráveis à proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outros quatro foram contrários.
Com base eleitoral em São Caetano, Thiago Auricchio (PL) já havia se manifestado favoravelmente ao texto durante análise nas comissões - Thiago é presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), que administra a única cidade da região onde a Sabesp não tem atuação direta, Thiago confirmou seu posicionamento durante a votação no plenário.
As primeiras-damas de Santo André, Ana Carolina Serra (Cidadania), e de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), também foram favoráveis ao projeto de desestatização da Sabesp. Elas foram acompanhadas na bancada regional pelo ex-prefeito de Mauá e hoje deputado estadual Atila Jacomussi (SD).
Os contrários ao texto integram a bancada do PT e do Psol. Os parlamentares Teonílio Barba (PT-São Bernardo), Luiz Fernando Teixeira (PT-São Bernardo), Rômulo Fernandes (PT-Mauá) e Ediane Maria (Psol-Santo André) se posicionaram contra o projeto. Porém, na votação oficial, eles aparecem como ausentes, já que o bloco de oposição a Tarcísio na Assembleia Legislativa se retirou do plenário como forma de protesto pelo confronto entre a PM (Polícia Militar) e manifestantes contra a propositura.
Assim que foi aprovado, o governador Tarcísio de Freitas publicou uma nota. “A aprovação do processo de desestatização da Sabesp representa um grande avanço para o estado de São Paulo. Ele ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica e de saúde para todos”, afirmou.
O Estado aponta que, além da autorização da desestatização da Sabesp por meio de uma oferta pública de ações, haverá compromisso com a universalização do saneamento básico até 2029, a inclusão das pessoas que vivem em áreas rurais e comunidades pobres, e a redução da tarifa; criação do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo, para viabilizar a redução de tarifa; a definição do poder de veto para o governo estadual para mudança de nome, sede, atividade social e o limite de votos para acionistas.
“Os deputados promoveram um amplo debate sobre a nossa proposta e fizeram contribuições que melhoraram aquilo que propusemos. Tenho certeza que esta votação será um marco na história da saúde e da qualidade de vida da população do Estado”, apontou Tarcísio.
Votaram sim
Carla Morando (PSDB)
Ana Carolina Serra (Cidadania)
Thiago Auricchio (PL)
Atila Jacomussi (SD)
Se ausentaram
Luiz Fernando Teixeira (PT)
Teonílio Barba (PT)
Rômulo Fernandes (PT)
Ediane Maria (Psol)
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP
Seção: Política