Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Publicado em 02/12/2023 - 14:10 / Clipado em 02/12/2023 - 14:10

Auricchio anuncia 100% das escolas em período integral em São Caetano


Ampliação de 25h para 35h semanais inclui novas matérias e oficinas culturais e esportivas, além de permitir que alunos façam mais refeições nas unidades
 

POR REDAÇÃO

 

 

A partir do ano que vem, todas as escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da rede municipal de São Caetano do Sul adotarão o ensino integral, seguindo o exemplo das principais potências do mundo. A universalização foi anunciada pelo prefeito José Auricchio Júnior na quinta-feira (30/11).

O projeto de lei deverá ser aprovado pela Câmara nos próximos dias.  O texto amplia a carga horária de aprendizado de 25h para 35h semanais, oferecendo novas matérias e oficinas culturais e esportivas no contraturno, além de permitir que os alunos façam mais refeições nas unidades, combatendo a insegurança alimentar.

“É uma das decisões mais importantes de todas as minhas gestões. Uma conquista inquestionável para a Educação da cidade. Estamos deixando um legado às próximas gerações”, afirmou Auricchio.

 

 Auricchio anuncia ensino integral em todas as escolas de São Caetano

Universalização engloba a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, com novas disciplinas e oficinas culturais e esportivas

Indo ao encontro das práticas adotadas nas principais potências do mundo, São Caetano do Sul terá, a partir de 2024, ensino integral em todas as escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. A iniciativa amplia a carga horária de aprendizado de 25h para 35h semanais, oferecendo novas matérias e oficinas culturais e esportivas no contraturno, além de permitir que os alunos façam mais refeições nas unidades, combatendo a insegurança alimentar.

O anúncio foi feito pelo prefeito José Auricchio Júnior na noite de quinta-feira (30/11), em encontro com a comunidade escolar no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns. O chefe do Executivo entregou o projeto de lei à Câmara no ato. A expectativa é a de que o texto seja aprovado nos próximos dias.

Dessa forma, a Prefeitura universaliza o ensino integral nas etapas que são de responsabilidade do munícipio (Infantil e Fundamental). O Ensino Médio, de responsabilidade do Estado, possui legislação própria.

“Vamos universalizar escola de tempo integral em 2024. É uma das decisões mais importantes de todas as minhas gestões em São Caetano do Sul, uma conquista inquestionável para a Educação da cidade. Estamos deixando um legado às próximas gerações”, afirmou Auricchio.

O chefe do Executivo lembrou de algumas das melhorias conquistadas para a Educação municipal, como a municipalização do ensino, a implantação de educação tecnológica, os programas voltados à segurança alimentar, como o Almoço na Escola, e o plano de carreira do magistério. “Mas não estaríamos completos se não implantássemos o período integral em todas as escolas. Não tenho dúvidas de que este é um grande avanço para São Caetano do Sul.”

Atualmente, São Caetano tem oito escolas de Ensino Fundamental em período integral. As 12 escolas restantes adotarão a ampliação de carga horária a partir de dois modelos possíveis: 7h diárias (das 7h às 14h) ou 35h divididas na semana, sendo um dia todo na escola (por exemplo, segunda-feira, das 7h às 17h) e os demais dias no horário convencional. As escolas têm autonomia para decidir o melhor modelo para a sua comunidade.

O período integral será obrigatório nas escolas municipais. Mas os alunos que tiverem impedimentos na participação em programas como os Patrulheiros Mirins, realização de terapias, esportes de alto rendimento e trabalho (estágio, Jovem Aprendiz etc.) poderão solicitar a dispensa das aulas à comissão que será criada para este fim.

 

NOVAS AULAS

Com o período integral, as escolas de Ensino Fundamental terão mais três matérias na matriz curricular: Educação Empreendedora, Convivência Ética e Linguagens Artísticas. Haverá, também, oficinas esportivas e culturais no contraturno das aulas.

Hip-hop, música, dança, fotografia, esportes coletivos, tênis de mesa, xadrez, tecnologia, street dance, conversação de inglês, circo, desafios matemáticos e laboratório de ciências são algumas das opções – os alunos deverão consultar nas suas escolas quais oficinas estão disponíveis.

 

Destacar em Box:

Ampliação com qualidade

A escola em tempo integral representa:

Mais desenvolvimento de habilidades

Mais segurança

Mais segurança alimentar

Menos tempo nas telas de celulares

 

https://abcreporter.com.br/2023/12/02/auricchio-anuncia-100-das-escolas-em-periodo-integral-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Seção: Home