Aguarde ...
Publicado em 13/11/2023 - 21:25 / Clipado em 13/11/2023 - 21:25
'Tudo que promove o transporte coletivo é bem-vindo', diz leitor
Assinantes discutem aumento do número de passageiros após tarifa zero em São Caetano
Tarifa zero
"Número de passageiros dobra em São Caetano após tarifa zero de ônibus" (Painel, 11/11). Tudo que promove o transporte coletivo é bem-vindo. Já dizia o filósofo, uma sociedade desenvolvida não é a que o pobre anda de automóvel, mas a que o rico anda de transporte público.
Roberto Ken Nakayama (São Paulo, SP)
Péssima iniciativa, o aumento do número de passageiros mostra que foi um erro. Agora as pessoas que caminhavam pequenas distâncias preferem pegar ônibus ao invés de caminhar e isso vai prejudicar a saúde. E quem paga a manutenção da frota que também vai aumentar? Adivinha: o contribuinte. Não existe almoço grátis.
Ana Barbosa (Curitiba, PR)
Movimentação no terminal rodoviário de São Caetano após o início da tarifa zero em ônibus - Zanone Fraissat/Folhapress
Carreira política
"Boulos é mais sincero que Nunes, e boiada tem que passar em SP, diz Salles" (Política, 11/11). A entrevista é mais um exemplo de um parlamentar que nunca deveria ter sido eleito e muito menos ter sido ministro!
Beatriz Guerra (São Paulo, SP)
Influência
"Marinha impulsiona PEC da oposição com ex-líder de Bolsonaro para ampliar verba" (Política, 13/11). Em que país sério do mundo militares articulam apoio à proposta de um partido de oposição ao governo? As Forças Armadas precisam de ampla reforma estrutural para que assumam definitivamente a postura que se espera de uma instituição de Estado.
Sérgio Dela-Sávia (Natal, RN)
Contradição
"A direita dissonante" (Lygia Maria, 12/11). Na verdade, a direita brasileira hoje só tem ideologia a oferecer. Não há um projeto para o país e seus políticos odeiam trabalhar. Por isso, toda hora uma nova guerra cultural, um novo inimigo e fake news.
Felipe José Fernandes Macedo (São João Del Rei, MG)
Eles têm um "produto" para vender e têm quem compre. Simples assim. O outro lado também tem um "produto" à venda que parece melhor porque está embalado em discursos humanistas. No meio disso, nada! Economia, emprego, salários de conforto razoável, mercado, infraestrutura, modernidades, acessos e políticas de cuidado ficam para depois. E ficam tão ruins que até o que era ruim parece bom.
Paulo Sales (Belo Horizonte, MG)
Terra
"Guerras na Palestina mostram que direito ao território é fundamental" (Itamar Vieira Junior, 11/11). É angustiante assistir ao sofrimento do povo em Gaza. Nada justifica tirar de uma população civil a água para beber e comida, tirar assistência hospitalar para feridos, grávidas e doentes, correr risco mesmo dentro de hospitais e ambulâncias.
Ermelinda Santana Matos (Palmas, TO)
É o direito à existência. Sem território, não há vida.
Fabrício Schweitzer (Florianópolis, SC)
Brilhante! A defesa insana de uma causa faz tudo o mais girar em torno dela. E neste quadro até guerra não é vista como o horror dos horrores.
Inez Carvalho (Salvador, BA)
Eleição argentina
"Milei e Massa se chocam por relações com Brasil em último debate na Argentina" (Mundo, 12/11). O ultraliberal Milei é um candidato desvairado como foi o Bolsonaro. Suas teorias econômicas são uma aberração. Se eleito, será uma tragédia para a Argentina. Quem viver verá.
Ronaldo Benvenga (Santo André, SP)
Distanciar-se da China significa se afastar do país que mais cresce no mundo. A ideologia política não pode prevalecer a ponto de prejudicar a economia e o desenvolvimento da Argentina. Melhor uma autocrítica e reconhecer a realidade do que tentar fazer prevalecer uma ideologia dogmática.
Mateus Vaz de Sá (Goiânia, GO)
Trabalho em casa
"Servidores federais resistem a voltar ao trabalho presencial e vão à Justiça" (Mercado, 12/11). Deveríamos estimular o teletrabalho! Menos carro na rua, menos trânsito, menos poluição e mais qualidade de vida. Quem pode trabalhar remoto deve ser incentivado.
Larissa Bertani (São Bernardo do Campo, SP)
Discussão bastante saudável, mas a verdade é que o interesse pessoal não deve sobrepor-se ao interesse público. Ninguém fez concurso para trabalhar fora da sede do órgão empregador. Teletrabalho é uma boa alternativa, mas sujeito à conveniência da repartição.
Silverio Torres Correia (Palmas, TO)
Privatização
"Enel e a recusa às privatizações" (Camila Rocha, 12/11). Fui contemplado! Já tinha feito várias críticas às privatizações. Pelo que sei, a única que deu certo foi a da telefonia. Mesmo assim, com muitas reclamações por parte da população pelo mau atendimento e cobranças absurdas.
Petrônio Alves Filho (Três Lagoas, MS)
Mediação
"Como manter um debate civilizado em meio aos horrores da guerra" (Política, 10/11). Esta possibilidade de comentários online sobre cada tema é um bom diferencial da Folha. Claro que não gostamos quando vai para moderação sem sabermos o motivo, mas agradeço a equipe de moderadores por tentar manter um nível democrático numa sociedade dividida em duas grandes bolhas intolerantes e o resto de bom senso.
Carlos Eduardo Cunha (São Paulo, SP)
Obrigada por manter o ambiente virtual seguro e saudável! A moderação faz um trabalho silencioso e importantíssimo. É tarefa duríssima lidar com os aspectos mais sombrios da humanidade e a selvageria só não domina porque vocês estão por aí. Obrigada.
Priscila Lago (São Paulo, SP)
Veículo: Online -> Portal -> Portal Folha de S. Paulo
Seção: Painel do Leitor