Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 14/11/2023 - 08:08 / Clipado em 14/11/2023 - 08:08

Shows e palestras marcam Dia da Consciência Negra (20/11) no ABC


George Garcia

 

Os shows com artistas negros fazem parte da agenda de atividades do ABC relacionadas ao Dia da Consciência Negra, que será na próxima segunda-feira (20/11). Além da programação cultural, as prefeituras prepararam feiras de empreendedorismo negro, palestras e atividades de rua durante todo o mês de novembro.

São Bernardo anunciou nesta segunda-feira (13/11) o Festival de Arte Preta que acontece entre os dias 18 e 20 de novembro e vai reunir exposições, mostra de grafite, palestras, prática esportiva e shows visando a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. O destaque do festival será a apresentação musical do cantor Péricles, que sobe ao palco do Paço na próxima segunda-feira (20/11), às 19h.

O calendário completo do Festival de Arte Preta pode ser conferido no site da Prefeitura, por meio do link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/1784397/SBC_FAP_Cartaz_Programacao_Geral_FINAL.pdf/6486382a-aebd-2d3d-8ad2-beb6051aa8e7 De acordo com o prefeito Orlando Morando (PSDB), a ação vai ao encontro das políticas públicas adotadas por São Bernardo para o combate ao racismo. O secretário de Cultura e Juventude da cidade, Fran Silva, disse que além dos show o evento da Consciência Negra terá debates sobre o tema.

A cidade lançou uma cartilha para promover educação antirracista no município. Criado pela Secretaria de Educação, o material aborda legislações, projetos da Educação em relação ao tema, pesquisas e opções para mudanças no vocabulário a fim de evitar expressões racistas no dia a dia. A Prefeitura e a OAB de São Bernardo promovem no dia 19 próximo, a 1ª corrida (6km) e caminhada (3km) pela igualdade racial. O percurso tem largada da sede da subsecção da entidade (rua 23 de maio, 215, bairro Anchieta, ao lado do Fórum), com trajeto pelo Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib e pelo campus da UFABC de São Bernardo. As inscrições estão encerradas e a estimativa é que mais de mil pessoas participem.
 

Leis

São Bernardo foi a primeira cidade da Região Metropolitana a aderir ao projeto cidades antirracistas junto ao Ministério Público. Além disso, foi sancionada Lei Municipal que reserva 25% das vagas oferecidas nos concursos públicos da cidade aos negros. Desde o dia 30 de junho, vigora na cidade a lei de punição administrativa a atos de discriminação ou preconceito por conta da raça, cor e etnia dentro dos equipamentos esportivos. Os infratores podem ser punidos com multas de R$ 5 mil até R$ 15 mil. os recursos arrecadados são revertidos ao fundo de apoio ao esporte para execução de ações educativas de enfrentamento ao racismo em equipamentos esportivos.

 

Diadema

Diadema realiza show na Praça da Moça, no Centro de Diadema para marcar o Dia da Consciência Negra. Se apresentam o Coletivo Minas de Resistência, Tambor de Crioula e a banda Segundo da Paz. O encerramento fica por conta da apresentação do cantor Chico César que será acompanhado pela Lira Musical de Diadema.

De acordo com o E-SUS das 385.547 pessoas cadastradas no SUS em Diadema (97,97% da população),  50,57% são autodeclaradas negras, sendo 171.995 (44,61%) pardas e 22.978 (5,96%) pretas. No município a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estimula e faz formações voltadas diretamente aos afroempreendedores, havendo inclusive uma Cooperativa de Afroeempreendedorismo já formada na cidade. São mais de 200 cadastrados e acompanhados pela Casa da Economia Solidária. No último sábado (11/11), foi lançada a Afrofeira, um projeto mensal de feira de temática afro, com artesanato, moda, beleza e comidas típicas da África, que envolve 25 afroempreendedores e percorrerá todos os bairros da cidade.

Durante todo o mês de novembro Diadema celebra a Kizomba – Festa da Raça, que chega este ano à 22a edição. Serão 33 dias de atividades em todos os bairros, trazendo como tema “Ancestralidade: Respeito e Resistência”. Programação completa em https://portal.diadema.sp.gov.br/ja-e-mes-de-kizomba-a-festa-da-raca/

Já Diadema lançou, em 2022, o programa Dandara e Piatã, que visa a efetivação real e aplicabilidade das leis federais 10.639/2003, 11.645/2008 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, e das lei municipais 1.401/1994, que determina a inclusão de conteúdo programático de História da África e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas municipais de Diadema, e 2.810/2008 que institui a comemoração da Kizomba – A Festa da Raça, bem como sua inclusão no calendário oficial, no caso, expandir essa festividade para as escolas. O programa atende diretamente 11.654 crianças do ensino fundamental com o professor designado, e indiretamente através de formações com coordenadoras e professores 8114 estudantes da Ed. Infantil, 8249 da creche, 1810 da EJA e 15 da educação especial inclusiva.

 

Ribeirão Pires

A Prefeitura de Ribeirão Pires também programou atividades para a data. O município tem aproximadamente 54 mil pessoas que se auto declaram negras ou pardas. Na véspera do feriado, dia 19/11, a cidade promove a partir das 11h, na Praça Central da Vila do Doce, a 1ª Feira Afro Ribeirão Pires. A atividade, que conta com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial  e da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, terá barracas com gastronomia africana, peças de vestuário e artes para religiões de matrizes africanas, artesanatos indígenas e livros, além de espaço para cabelos e penteados afro (tranças e dreads).

No mesmo dia, a partir das 13h, na Praça Central da Vila do Doce, acontece a abertura da festividade com Povos de Terreiro (13h); apresentação de capoeira com Orquestra de Berimbau, Maculele e roda (14h); Grupo Juntos dá Samba (15h), Fabio Paixão e Amigos (16h); Samba Rock (17h); e encerramento com a Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo Barroca Zona Sul (18h).

A administração também diz que realiza palestras na rede municipal de ensino, com formação de professores, sobre a Desconstrução Racial e Ouvidoria de Igualdade Racial ao longo do mês. A abertura do Mês da Consciência negra aconteceu no domingo(12/11) com o dia Mundial do Hip Hop, do Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura, realizado na Praça Central da Vila do Doce. O evento teve a participação de 2 mil pessoas, segundo a Prefeitura.

No município também realiza Feira Afro e também faz mapeamento dos afroempreendedores para, em seguida, ofertar formação por meio do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento e Renda do município.

 

São Caetano

Em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra, São Caetano realizou a 4ª Feira Cultural AfroSanca no fim de semana (11 a 12/11), no Espaço Verde Chico Mendes, com diversas atrações gastronômicas e culturais relacionadas à cultura africana. O evento contou com a participação da Escola de Samba Vai-Vai e do Grupo Sandália de Prata, que animaram a galera no sábado, enquanto o Grupo Guardiões da Capoeira e o Baile do Síndico com Léo Maia divertiram o domingo.

As demais cidades da região não informaram a programação.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3346480/shows-e-palestras-marcam-dia-da-consciencia-negra-20-11-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Cidades