Clipclap

Aguarde ...

Portal UOL Notícias

Publicado em 08/11/2023 - 21:24 / Clipado em 08/11/2023 - 21:24

Funcionários da GM suspendem greve após cancelamento de 1.244 demissões


Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)

 

Após 17 dias de greve, funcionários das fábricas da General Motors em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes, em São Paulo, encerraram hoje (8) a paralisação.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, o retorno às atividades foi aprovado em assembleia após acordo com a montadora, que aceitou pagar os dias parados e também licença remunerada para quem havia sido demitido.

A greve foi motivada pelas 1.244 demissões nas três fábricas, que já haviam sido suspensas pela Justiça do Trabalho há cerca de uma semana.

De acordo com o sindicato, a paralisação prosseguiu porque a GM pretendia descontar os dias parados do salário dos grevistas e resistia a garantir a manutenção dos empregos na unidade de São José dos Camps até 2024, conforme acordo previamente estabelecido com o sindicato.

Prêmio UOL Carros: qual marca tem o melhor pós-venda de 2023? Vote!

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos acrescenta que irá prosseguir com negociações nos próximos dias para evitar futuras demissões pela companhia.

"A conquista do pagamento dos dias parados e do cancelamento das demissões foi fruto dessa grande luta (..) e, em qualquer movimento da empresa no sentido de colocar em risco empregos e direitos, a greve será retomada", diz vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.

 

https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2023/11/08/funcionarios-da-gm-suspendem-greve-apos-suspensao-de-1244-demissoes.htm

Veículo: Online -> Portal -> Portal UOL Notícias

Seção: Carros