Clipclap

Aguarde ...

 Site Marília Notícia

Publicado em 06/11/2023 - 18:12 / Clipado em 06/11/2023 - 18:12

Marília está entre as 10 melhores grandes cidades do país para envelhecer


 Ranking nacional divulgado por Instituto de Longevidade avalia dados econômicos, socioambientais e de Saúde.


por Rodrigo Viudes
 

Marília está entre as dez melhores grandes cidades do país para se envelhecer. É o que aponta o novo ranking do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) divulgado pelo Instituto de Longevidade.

A cidade aparece na 10ª posição entre as principais do Brasil e na sexta posição na região sudeste, composta pelos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em ambas, São Caetano do Sul (SP) é a primeira.

No ranking nacional, Marília ficou atrás ainda de Florianópolis (4ª), Botucatu (6ª) e Jundiaí (7ª) e à frente da maioria das capitais estaduais e ainda de Maringá (21ª), Bento Gonçalves (23ª), Campinas (29ª) e Bauru (91ª).
CAP MIRÓ - 640 x 180

Entre as cidades médias, Adamantina (4ª) e Lins (10ª) foram as melhores ranqueadas da região no país. Na lista das pequenas, a mais próxima a Marília foi Duartina (132ª). No IDL, cidades grandes têm mais de 100 mil habitantes; as médias, entre 34.850 e 99.9999 e as pequenas, menos de 34 mil.

Confira a lista com as 10 primeiras cidades do ranking:

• 1ª – São Caetano do Sul (SP)
• 2ª – Vitória (ES)
• 3ª – Santos (SP)
• 4ª – Florianópolis (SC)
• 5ª – Curitiba (PR)
• 6ª – Botucatu (SP)
• 7ª – Jundiaí (SP)
• 8ª – Balneário Camboriú (SC)
• 9ª – Londrina (PR)
• 10ª – Marília

 

CRITÉRIOS E NOTAS

O ranking é organizado a partir de dados econômicos, socioambientais e de Saúde coletados de fontes oficiais relacionados à população com mais de 60 anos, conhecida como ‘melhor idade’.

Marília ficou à frente de São Caetano do Sul (SP) na avaliação nacional de Saúde e atrás na comparação das informações socioambientais e econômicos. Os dados coletados são avaliados e classificados de 10 a 100, para fins de ranqueamento. Confira abaixo:

A cidade teve nota máxima em ‘endividamento municipal’, ‘estabelecimentos de saúde’ e ‘profissionais de saúde’, mas teve as mínimas de 15,66 para ‘carga tributária’ e de 28,36 para ‘óbitos por doenças infecciosas e parasitárias’.

Marília ficou na 8ª posição entre as grandes cidades no quesito de ‘estudantes (idosos) no ensino superior’; na 18ª, ‘representatividade da população de idosos’ e na 77ª no item de ‘longevidade esperada aos 60 anos’.

 

https://marilianoticia.com.br/marilia-esta-entre-as-10-melhores-grandes-cidades-do-pais-para-envelhecer/

Veículo: Online -> Site -> Site Marília Notícia

Seção: Notícias