Clipclap

Aguarde ...

 Site Valor Econômico - São Paulo/SP

Publicado em 31/10/2023 - 08:50 / Clipado em 31/10/2023 - 08:50

São Caetano lidera ranking de qualidade de vida para idosos entre as grandes cidades, aponta instituto


“No fim das contas, uma cidade com boa qualidade de vida para o idoso também tem uma boa qualidade de vida para a população como um todo”, traz o levantamento

 

Por Lucianne Carneiro, Valor — Rio

Em um contexto de envelhecimento mais rápido da população brasileira, como mostraram os dados recentes do Censo Demográfico 2022, um estudo do Instituto de Longevidade aponta que São Caetano do Sul, no ABCD paulista, lidera o ranking das cidades grandes que oferecem melhor qualidade de vida aos idosos.

O município encabeça o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade 2023 (IDL 2023) entre aqueles com mais de 100 mil habitantes. O IDL mede as cidades brasileiras mais preparadas para promover a qualidade de vida das pessoas idosas, baseado em 23 indicadores em três dimensões (economia, socioambiental e saúde), e de acordo com o tamanho desses municípios.

Ainda que nesta classificação São Caetano esteja no grupo das maiores cidades, o município colado na capital paulista abriga apenas 165.655 habitantes, muito menos que os mais populosos do país, como São Paulo (11,4 milhões) e Rio de Janeiro (6,2 milhões).

Entre as características que colocam São Caetano do Sul na liderança estão terceira maior expectativa de vida aos 60 anos do país, oitava maior em número de leitos hospitalares, quinta maior em número de profissionais com nível superior e segunda maior em número de procedimentos hospitalares realizados. No ranking das maiores cidades, Vitória, no Espírito Santo, e Santos, no litoral paulista, estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Nas cidades médias (com população entre 34.850 e 100.000 habitantes), São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, ocupa a primeira posição, seguida por Gramado (RS) e São Miguel do Oeste (SC). A cidade mineira tem o nono maior número de estabelecimentos de saúde, 32º lugar em número de profissionais de saúde de nível superior, 47º em número de matrículas no ensino superior de pessoas acima dos 60 anos e 13º menor número de mortes por causas não naturais, como acidentes de trânsito ou violência urbana.


Entre as cidades pequenas (até 34.850 habitantes), o município de Peritiba, em Santa Catarina, lidera a lista, seguido por Rodeio Bonito e Dois Lajeados, ambos no Rio Grande do Sul. Peritiba é o 28º maior município brasileiro em número de leitos e 56º maior número de procedimentos hospitalares, por exemplo.

“As cidades entre as primeiras colocadas se saem bem em vários indicadores e geralmente nas três dimensões, que são economia, saúde e socioambiental. Nenhum município é bem colocado por ir bem em apenas um indicador. Não adianta ter calçada à beira mar, para atividades físicas, mas não oferecer segurança, por exemplo”, afirma o diretor do Instituto de Longevidade, Gleisson Rubin.

Os novos dados do Censo Demográfico, segundo ele, reforçam a importância de adaptar a infraestrutura das cidades brasileiras para uma população envelhecida. Um dos pontos de destaque é a oferta de espaços públicos para atividades físicas, que tem correlação com melhores indicadores de saúde da população, diz.

“No fim das contas, uma cidade com boa qualidade de vida para o idoso também tem uma boa qualidade de vida para a população como um todo”, aponta.

Esta é a terceira edição do índice, que dessa vez avaliou todos os 5.570 municípios brasileiros. O Instituto de Longevidade, responsável pelo índice ao lado da PGA Consultoria, está ligado à MAG Seguros, com atuação em seguros e previdência.

Nos Estados Unidos, existe um índice semelhante, chamado de AARP Livability Index, calculado pela Associação Americana de Aposentados (AARP, na sigla em inglês), avalia a qualidade de vida para a população idosa. São Francisco, Nova York e Washington lideram o ranking na categoria de cidades grandes, acima de 500 mil habitantes.

 

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/10/31/so-caetano-lidera-ranking-de-qualidade-de-vida-para-idosos-entre-as-grandes-cidades-aponta-instituto.ghtml

Veículo: Online -> Site -> Site Valor Econômico - São Paulo/SP

Seção: São Caetano