
Publicado em 30/10/2023 - 12:17 / Clipado em 30/10/2023 - 12:17
Tarifa zero em São Caetano do Sul
POR REDAÇÃO
A partir da quarta-feira, 1º, o transporte público de São Caetano do Sul funcionará com tarifa zero. Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade, de acordo com o projeto do prefeito José Auricchio Júnior.
A gratuidade é a tendência no país e, como lembrou Sergio Segovia da Silva, na próxima campanha municipal quem defender o sistema, que existe por exemplo em Cianorte, vai ganhar a simpatia popular, e quem ganhar e adotá-lo vai entrar para a história da mobilidade urbana da cidade.
São Caetano do Sul, que tem 165.655 habitantes, sai na frente no ABC paulista. Entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, somente Vargem Grande Paulista adota a tarifa zero. A prefeitura pagará a totalidade da tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à Vipe (Viação Padre Eustáquio), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.
Este impacto já considera o aumento do número de passageiros em 50% – atualmente são 15 mil usuários por dia. Para suportar a futura demanda, serão adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos. A gratuidade estimula o uso do transporte público em detrimento do privado; gera economia de dinheiro aos passageiros e de vale-transporte às empresas; e reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.
De acordo com levantamento da Associação Nacional de Transportes Públicos, as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus (considerando 1 ocupante por moto e 50 por ônibus). Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus (considerando 1,3 ocupante por automóvel e 50 por ônibus). (C/ PMSCS)
Foto: Eric Romero/PMSCS
Veículo: Online -> Site -> Site Rigon Opinião & Notícias
Seção: Notícias