Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 29/10/2023 - 17:36 / Clipado em 29/10/2023 - 17:36

Videomonitoramento ajuda a recuperar 2,4 mil veículos roubados no ABC


Henrique Araújo

 

O ABC possui muitas vias que se interligam, o que exige gerenciamento do tráfego quando se trata de furto e roubo de veículos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro e julho deste ano, 2.441 veículos foram recuperados com o apoio de tecnologias de videomonitoramento.

 

Em São Caetano, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) captura imagens, com tecnologia, das ruas dia/noite por, pelo menos, 20 monitores ligados às forças policiais. Por imagens é possível aproximar o foco sem perder a nitidez, o que permite fazer a identificação de placas de veículos, objetos e pessoas, de forma rápida e efetiva, e o atendimento de diversas ocorrências.

Mauá é monitorada por câmeras 24 horas pela Muralha de Segurança Inteligente, lançada em setembro. A ferramenta contribui nas ações de segurança pública e na engenharia de tráfego da região. O projeto monitora 50 pontos da cidade, 10 deles entre as divisas com Santo André, Ribeirão Pires e São Paulo, e os outros 40 espalhados pelo município.

Em Santo André, o programa Muralha Eletrônica realiza a leitura de placas de veículos que cruzam as áreas de limite com outros municípios, identifica aqueles que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que fazem descarte irregular, vans, motos e ônibus que também tenham alguma queixa registrada via Copom, que é o Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Diadema conta com uma central de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), que opera cerca de 350 câmeras de vigilância nas vias públicas (totens) e escolas municipais, além do apoio do Estado na implantação do Detecta, que já proporcionou 27 barreiras eletrônicas desde o começo do ano.

São Bernardo conta com cerca de 400 câmeras de videomonitoramento ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento da GCM. Além destas, há ainda câmeras com recurso de OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres), integradas ao sistema Detecta do governo do Estado.

O programa mais recente adotado no ABC é o de Ribeirão Pires, chamado Escudo Digital, que intensifica as ações de segurança na cidade. Os equipamentos reforçam a proteção das entradas e saídas da cidade e estão instalados nas avenidas Kaethe Richers, Humberto de Campos e Ernesto Menato, com fornecimento de imagens às polícias Militar e Civil.

Rio Grande da Serra não possui um sistema de fiscalização de entrada e saída de veículos.

 

Veículos recuperados

Segundo site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, cerca de 2.441 veículos foram recuperados entre janeiro e agosto deste ano no ABC. Santo André conseguiu reaver 948, São Bernardo recuperou 285, São Caetano 31,  Diadema 782, Mauá 282, Ribeirão Pires 105 e Rio Grande da Serra 8 veículos.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3336127/videomonitoramento-ajuda-a-recuperar-24-mil-veiculos-roubados-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Polícia