
Publicado em 28/10/2023 - 06:50 / Clipado em 28/10/2023 - 06:50
Para o “tarifa zero em São Caetano do Sul”, prefeitura assina novo contrato com a Vipe na segunda-feira (30), e confirma gratuidade a partir de quarta (1º)
Declaração foi dada por Auricchio neste sábado (28); Empresa deve colocar mais ônibus em operação já que estimativa é de aumento da quantidade de usuários; Prefeito citou exemplo de empresa que vai economizar R$ 600 mil por ano em Vale-Transporte e acredita que a gratuidade pode estimular emprego de moradores da cidade
ADAMO BAZANI
O prefeito de São Caetano do Sul, Auricchio Júnior, disse em entrevista coletiva em uma agenda pública neste sábado, 28 de outubro de 2023, que na segunda-feira (30), assina um novo contrato com a Vipe (Viação Padre Eustáquio) para viabilizar a implantação de tarifa zero para todos os passageiros que usarem as linhas municipais prestadas pela concessionária.
A estimativa é de um custo mensal de R$ 2,9 milhões aos cofres públicos para bancar a gratuidade.
Como mostrou o Diário do Transporte, nesta sexta-feira (27), em duas votações, a Câmara aprovou o projeto de gratuidade total enviado pelo Executivo. Quatro emendas à proposta foram apresentadas, mas rejeitadas pelos parlamentares.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2023/10/27/camara-de-sao-caetano-do-sul-aprova-tarifa-zero-nos-onibus-da-vipe-para-todos-os-passageiros-a-partir-de-1o-novembro/
O prefeito também disse que dará tempo de implantar o programa de Tarifa Zero a partir de quarta-feira, 1º de novembro de 2023, como havia prometido, justamente por causa dessa mudança de contrato com a empresa de ônibus Vipe.
“A gente vai conseguir cumprir o cronograma. Vamos assinar este novo contrato na segunda-feira, com isso, vamos conseguir iniciar a operação na quarta-feira, dia 1º, como era o combinado” – disse o prefeito.
Auricchio disse que somente uma grande empresa instalada no ABC declarou que vai economizar R$ 600 mil com vale-transporte por ano somente com os empregados que moram em São Caetano. Não foi citado o nome da empresa.
Para o prefeito, isso é um sinal que o tarifa zero pode ter um efeito positivo no nível de emprego entre os moradores de São Caetano, já que será mais barato contratar alguém da cidade.
A prefeitura acredita que, com a medida, haverá um aumento na demanda de passageiros no transporte público em cerca de 50%, melhorando o trânsito, reduzindo poluição e, ainda, podendo estimular o comércio local pelo maior número de pessoas em circulação pela cidade.
Com isso, a Vipe, que hoje tem 48 ônibus, deve ampliar a frota em mais sete veículos.
A gratuidade será válida apenas nos ônibus municipais operados pela Vipe (Viação Padre Eustáquio), que ainda deve adquirir sete novos coletivos para a frota do sistema.
Nos ônibus da NEXT Mobilidade (intermunicipais gerenciados pela EMTU) que passam na cidade, a tarifa continua sendo cobrada normalmente.
Atualmente, a tarifa de ônibus em São Caetano do Sul é de R$ 5.
Será a segunda cidade da Grande São Paulo com gratuidade total no transporte público.
Vargem Grande Paulista já possui o benefício e todos os dias.
São Caetano do Sul tem aproximadamente 165 mil habitantes e uma única empresa de ônibus municipal, a Vipe (Viação Padre Eustáquio), que possui 48 coletivos atendendo a cerca de dez linhas.
Outras cidades na Grande São Paulo possuem gratuidades para todos os passageiros em dias específicos, como Ribeirão Pires, nos ônibus municipais da Suzantur, aos domingos e feriados.
Já na capital paulista, um sistema que transporta mais de seis milhões de passageiros em 12 mil ônibus por dia, está ainda em andamento o estudo para concluir a viabilidade de um programa de tarifa zero para todos os passageiros.
Como mostrou o Diário do Transporte, no projeto de Orçamento para 2024, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, prevê subsídios de R$ 5,1 bilhões para a operação dos ônibus gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), já não considerando tarifa zero para todos os passageiros.
O custo total do sistema de ônibus, entre subsídios e o que é arrecadado nas catracas, neste ano é de cerca de R$ 10 bilhões e, estimativas da prefeitura, trabalham com um valor entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões para o ano que vem.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2023/10/04/orcamento-sem-tarifa-zero-nunes-preve-r-51-bilhoes-em-subsidios-para-onibus-em-2024/
CADUNICO E TARIFA ZERO GRADATIVA:
Vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo apresentaram em 15 de junho de 2023, o projeto de lei 340/2023, que cria “Vale Transporte Social” na capital paulista para conceder tarifa zero para a população de baixa renda e aos desempregados.
Seria uma forma, segundo os parlamentares, de instituir gradativamente a tarifa zero em toda a cidade, começando pelas pessoas que têm a maior parte da renda comprometida pelos transportes.
Por ser um projeto municipal, a ideia só engloba os ônibus e trólebus gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), uma vez que trem, metrô e monotrilho são de responsabilidade do Governo do Estado.
Pela proposta, para ter direito ao benefício, os passageiros devem estar inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou desempregados que estejam na relação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
As pessoas nestas condições vão receber uma cota mensal de 44 viagens. Cada crédito de passagem correspondente ao da tarifa pública vigente no sistema de transporte público coletivo por ônibus da Cidade de São Paulo.
Os recursos para cobrir as gratuidades viriam do Orçamento.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2023/06/17/projeto-que-cria-tarifa-zero-nos-onibus-de-sao-paulo-vinculada-ao-cadunico-e-protocolado-na-camara/
DÚVIDAS SOBRE O TARIFA ZERO NA CIDADE DE SÃO PAULO:
São diversas dúvidas sobre a viabilidade ou não de a cidade de São Paulo ter um programa de tarifa nos ônibus para todos os passageiros, entre as quais:
1 Tarifa zero vai aumentar em quanto a demanda de passageiros dos ônibus?
2 Vai ter de aumentar a frota em quanto?
3 Este aumento de frota vai significar um custo total do sistema maior que os R$ 12 bilhões de hoje em quanto?
4 Mas não é só a frota: a cidade está preparada para receber (de forma eficiente – destaca-se) mais ônibus? – Terá de reformular linhas? Os terminais e corredores de ônibus atuais são suficientes para uma frota maior?
5 Vai ter migração de passageiros do metrô, trem e ônibus metropolitanos se estes não tiverem tarifa zero? Por exemplo, hoje, como Bilhete Único, o passageiro pode pegar o sistema de trilhos e ônibus de forma integrada. Se os ônibus forem de graça e o metrô/trem não, será que as pessoas não vão preferir usar mais linhas de ônibus, mesmo que demore mais, para não pagar o deslocamento.
6 Antes de pensar em tarifa-zero, não seria melhor tornar o sistema de ônibus mais racional (não confundir com meros cortes de linhas) para não se subsidiar a ineficiência?
7 O debate de tarifa zero não está sendo um “colocar a carroça antes dos bois”, deixando para trás questões mais urgentes, como reorganizar as linhas e os serviços, ampliar a tecnologia de gerenciamento e monitoramento e também aumentar a qualidade e dar mais infraestrutura para os ônibus que não fluem porque ficam presos no trânsito e possuem pouca prioridade no espaço urbano pela quantidade de frota e de pessoas atendidas (que vai aumentar com uma eventual tarifa zero)?
8 São Paulo está trocando ônibus a diesel por ônibus elétricos que custam até três vezes mais e necessitam de uma infraestrutura de recarga e distribuição de energia que não existe na cidade. Até a consolidação de uma frota elétrica, isso vai representar um custo muito alto para o sistema vai demandar financiamento só para este fim. Quanto seria este custo e será um dinheiro só para financiar a aquisição, implantação de infraestrutura e operação dos ônibus elétricos?
9 O custo dos terminais a mais necessários para uma demanda e frota maiores terão financiamento próprio ou entram na conta do tarifa-zero?
10 Como será o controle de demanda? Haverá uma bilhetagem específica com cotas mensais (como é dos idosos entre 60 anos e 64 anos) para coibir fraudes e uso irresponsável do sistema de ônibus?
Um grupo de especialistas, que defende a viabilidade da gratuidade para todos os passageiros em São Paulo, é categórico em afirmar que o programa “tarifa zero” deve ser concomitante para ônibus e sistema de trilhos para não haver a migração entre diferentes meios de transporte coletivo.
Os especialistas não só defendem a gratuidade total nos trilhos e nos ônibus municipais da capital paulista (SPTrans), mas também em regiões metropolitanas; o que envolveria no caso de São Paulo, 39 prefeituras e o Governo de São Paulo, não somente com metrô, monotrilho e trem, mas ônibus e trólebus (Corredor ABD), gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
As respostas são assinadas por Lucio Gregori, que foi secretário de transportes na gestão da prefeita da capital paulista Luiza Erundina, além de Mauro Zilbovicius, José Jairo Varoli e Marcia Sandoval Gregori.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2023/05/17/tarifa-zero-especialistas-defendem-que-gratuidade-seja-em-trilhos-e-onibus-para-nao-haver-migracao-entre-meios-de-transporte-coletivo/
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Transporte
Seção: Notícias