
Publicado em 27/10/2023 - 15:28 / Clipado em 27/10/2023 - 15:28
São Caetano lidera ranking nacional de longevidade
Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
Apontada como a cidade mais sustentável e com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, São Caetano desponta também no topo do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, que mapeou todos os 5570 municípios brasileiros.
Divulgado nesta semana pelo Instituto de Longevidade, o ranking foi formatado em metodologia que analisou 23 indicadores de Saúde, socioambientais e econômicos. O objetivo é avaliar a capacidade das cidades em criar as condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável. Os dados analisados foram extraídos de fontes como o IBGE, o DATASUS e o INSS.
Esta é a terceira edição do levantamento e São Caetano mantém o primeiro lugar alcançado em 2020. Na sequência do ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes estão Vitória, Santos, Florianópolis e Curitiba.
“Tratamos o envelhecimento saudável como uma política pública prioritária, que conseguimos consolidar ao longo dos anos. São diversas ações voltadas à prevenção de doenças e à promoção de Saúde, o que resulta no bem-estar do pessoal da terceira idade. Assim asseguramos os direitos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.
Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
São Caetano se destaca no índice por ter a terceira maior expectativa de vida aos 60 anos e, proporcionalmente, a segunda maior população de idosos.
Dados do IBGE mostram que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. A previsão é a de que, em 2050, um a cada quatro brasileiros tenha 60 anos ou mais, uma condição que já é realidade em São Caetano – estudo divulgado neste ano pela Fundação Seade revela que 24,8% da população do município é formada por idosos.
Para assegurar o envelhecimento saudável, a Prefeitura mantém diversas ações referenciais. São Caetano possui seis CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação). Os espaços são verdadeiros clubes da terceira idade, mas que podem ser frequentados por moradores a partir dos 50 anos. Aulas de violão, teatro, canto, dança, ginástica, yoga, Pilates, hidroginástica, bocha, vôlei, artesanato, idiomas e atendimentos de Saúde estão entre os serviços oferecidos.
Dessa forma, a atenção em Saúde é aliada a diversas atividades culturais e esportivas que garantem mente e corpo sadios. E, mais do que isso, a inserção e reinserção do idoso na sociedade.
São Caetano é também a melhor cidade do Brasil para se aposentar, de acordo com levantamento divulgado pela Revista Forbes que considera critérios como acesso a serviços de saúde de qualidade, opções de moradia adequadas, oferta cultural e recreativa.
Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC
Seção: Cidades