
Publicado em 25/10/2023 - 08:07 / Clipado em 25/10/2023 - 08:07
Coluna Cena Política - GM - I
Por Da Redação
Mais uma vez a base de sustentação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), se comportou como funcionário do chefe do Executivo. Nesta segunda-feira, 16 parlamentares foram convocados pelo tucano e se encaminharam ao Hospital Veterinário Público Waldir Cartola dos Santos, no bairro Rudge Ramos, para gravar vídeos com o prefeito, com a deputada estadual Carla Morando (PSDB) e com o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho. Os vídeos, gravados individualmente, mostram Morando dizendo que o determinado vereador foi o responsável pela instalação do equipamento - mesmo se o parlamentar citado nunca tenha tocado no assunto da causa animal na vida. Na sequência, Carla diz que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi determinante para abertura da estrutura, a despeito de o Estado não ter encaminhado recursos para o hospital. Gravaram o vídeo os vereadores Jorge Araújo (PSD), Roberto Palhinha (Avante), Maurício Cardozo (PSDB), Henrique Kabeça (PSDB), Eduardo Tudo Azul (PSDB), Danilo Lima (PSDB), Afonsinho (PSDB), Almir do Gás (PSDB), Aurélio (PSDB), Eliezer Mendes (Podemos), Gordo da Adega (Republicanos), Ivan Silva (PP), Lucas Ferreira (sem partido), Netinho Rodrigues (PP), Toninho Tavares (PSDB) e Reginaldo Burguês (PSD).
Tática
A estratégia do prefeito Orlando Morando (PSDB) foi atingir o secretário de Cidadania e Pessoa com Deficiência, o vereador licenciado Pery Cartola (PSDB), que lidera os debates da causa animal desde o início da sua vida pública, perto dos anos 2010. Morando não gostou de ver vídeo de Pery comemorando a inauguração do hospital - prevista para agosto, o que não se cumpriu - sem falar no nome do chefe do Executivo.
Tempo perdido
As gravações em frente ao Hospital Veterinário Público Waldir Cartola dos Santos duraram cerca de duas horas. Morando moveu boa parte da estrutura do Paço para fazer as peças publicitárias. Em todos os vídeos, o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, não abre a boca para falar nada. Tempo gasto para política com o fígado de Morando.
GM – 1
Enquanto o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), mantém silêncio a respeito das demissões na GM (General Motors), confirmadas pela empresa no sábado e no domingo, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), prestou solidariedade aos trabalhadores desligados da firma. Marcelo trabalhou na GM.
GM – 2
“A luta dos trabalhadores da GM tem ganhado especial atenção em toda sociedade. A luta pelo trabalho justo precisa ainda mais ser respeitada. A forma impensada como a empresa agiu precipitadamente sem qualquer negociação, levou os trabalhadores a mostrarem sua voz alçada ao alto com energia daqueles que sabem lutar com determinação. Toda solidariedade à luta dos metalúrgicos da General Motors. Somos a favor do diálogo franco e da negociação séria”, comentou o petista.
PTB de São Bernardo – 1
O empresário Jefferson Magno assinou oficialmente a ficha de filiação no PTB - ele é pré-candidato a prefeito de São Bernardo e deixou recentemente o PDT. A ficha foi abonada pelo presidente estadual do partido, Otávio Fakhoury, segundo Magno. Também ingressou no partido o pré-candidato a vice, Dr. Roberto Hato.
PTB de São Bernardo – 2
Texto assinado pela secretária geral do PTB estadual, Sandra Campos, diz que “o PTB é um partido extremamente tradicional no Grande ABC, que já fez vários prefeitos e vices, inúmeros vereadores e vereadoras ao longo de sua existência. Na reunião debatemos muito sobre as necessidades da cidade e a importância de uma candidatura de centro-direita, já que todos os demais pré-candidatos são da esquerda e todos seus partidos participam do governo Lula. Portanto, Magno e Hato seriam a única opção de direita e de oposição ao Lula na cidade”, disse.
https://www.dgabc.com.br/Noticia/4061650/os-funcionarios-de-orlando-morando
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP
Seção: Cena Política