Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 23/10/2023 - 17:23 / Clipado em 23/10/2023 - 17:23

A importância do índice de inadimplência na região do ABC


*Por Alexandre Damasio Coelho

Somos a única região do Brasil que monitora a inadimplência dos consumidores em sete cidades, todos os meses, com parametrização de comparação de inadimplência no período de 12 meses e variação de inadimplência com o mês anterior. Somos a única região do Brasil a ter um índice que aponta um comparativo de inadimplência do Grande ABC com a região Sudeste e com o Brasil e ainda mede a variação da faixa etária do devedor, sexo, ticket médio e tempo de dívida. O índice de inadimplência de pessoa física ainda apresenta a variação do percentual de dívidas em cinco setores econômicos: bancos, comunicação, comércio, água e luz e outros.

Trata-se de um importante indicador regional que diferencia positivamente o Grande ABC em comparação com outras regiões metropolitanas e que deve ser usada como ferramenta de previsibilidade e comparativo histórico do comportamento do consumidor, permitindo que os investidores possam entender o momento atual do consumo e do crédito em comparação com determinado período passado, identificando tendências e padrões. São dados que oportunizam identificar problemas setoriais, mitigar riscos e projetar políticas públicas e ações privadas de melhoria do ambiente de negócios.

Identificar a faixa etária do devedor e percentual por sexo são importantes elementos de inteligência de mercado para avaliar público alvo, comunicação com o consumidor, risco e régua de cobrança. O Ticket médio da dívida impacta a análise de precificação do produto e superendividamento do consumidor e o tempo de dívida importa em avaliação da rentabilidade do custo do dinheiro ou impacto no markup e planejamento de retorno do investimento.

A amostragem por município particulariza o dado e as populações e entrega uma inteligência competitiva para as empresas entrantes, para investidores e para empresas instaladas que dependam do público local,  categorizando o consumidor  e a capacidade de endividamento. Até o absenteísmo e produção das empresas pode ser mitigado com o acompanhamento do superendividamento do funcionário.

Apossar-se desses dados gera valor mercadológico em detrimento às regiões que não os têm. Tratá-los como ferramenta de previsibilidade do comportamento do consumidor do grande ABC é necessário para iniciativa privada e para os municípios que terão no consumo uma nova medida de arrecadação.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3335424/a-importancia-do-indice-de-inadimplencia-na-regiao-do-grande-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: São Caetano