Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 16/10/2023 - 14:42 / Clipado em 16/10/2023 - 14:42

Auricchio apresenta projeto para tarifa zero no transporte em São Caetano


Carlos Carvalho

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), protocolou nesta segunda-feira (16/10) projeto de lei para zerar a tarifa do transporte público no município. A proposta visa a total gratuidade nas linhas municipais a partir de 1º de novembro. Segundo o tucano, a ideia é que a medida também possa atingir o vale transporte.

“Esse é um programa custeado integralmente pelos recursos financeiros da Prefeitura Municipal, após um forte ajuste econômico, onde as contas da Prefeitura nos permitem fazer um tipo de programa como esse, que trará melhoras na qualidade de vida do sul-sancaetanense, sobre vários aspectos. Sobre o aspecto da mobilidade urbana, sobre o aspecto da sustentabilidade, sobre o aspecto do ponto de vista social, atendendo aqueles que mais precisam e fundamentalmente, alavancando a economia da nossa cidade”, disse o tucano em vídeo divulgado nas redes sociais.

O Projeto de Lei aponta que a Prefeitura vai subsidiar a atual tarifa de R$ 5 por passageiro, diretamente para a VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária de transporte. A expectativa é que a gratuidade será garantida com um investimento mensal de R$ 2,9 milhões. O Poder Executivo estima um aumento de 50% no número de passageiros por dia. Atualmente a média de 15 mil usuários. Outra iniciativa é o aumento da frota que passará para 50 veículos.

 


Projeto entregue aos vereadores acaba atendendo uma proposta defendida desde as manifestações de 2013 (Foto: Eric Romero/PMSCS)

 

“Como deputado, vejo as dificuldades financeiras que as prefeituras enfrentam, e São Caetano consegue superar as barreiras e transformar os desafios em conquistas para a população. A Tarifa Zero é mais um exemplo disso, que vem para transformar a mobilidade urbana da cidade”, disse o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), durante a apresentação da propositura aos vereadores.

Após a aprovação e sanção do projeto, São Caetano acompanhará a cidade de Vargem Grande Paulista, que desde 2019 adotou a proposta. Desde então, o município paulista viu o número de passageiros sair dos 36 mil para os 100 mil por mês, logo nos primeiros dois anos da proposta.

No caso de Vargem Grande Paulista, o subsídio foi feito de maneira diferente da proposta de São Caetano. Um fundo foi criado para subsidiar o transporte, sendo que 70% do valor é bancado por uma taxa paga pelas empresas do município. Tal assunto é tema de uma ação na Justiça, que foi movida por alguns empresários que não aceitaram a ideia.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3331855/auricchio-apresenta-projeto-para-tarifa-zero-no-transporte-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Política