Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 08/10/2023 - 18:12 / Clipado em 08/10/2023 - 18:12

Prédio em S.Caetano é ocupado por 20 pessoas em protesto


 Beatriz Mirelle

Grupo entrou na residência abandonada no Bairro Fundação para reinvidicar direito à moradia; Guarda Municipal os dispersou do local

 

Grupo com cerca de 20 pessoas ocupou, na manhã de domingo, um prédio na Rua Heloísa Pamplona, no Bairro Fundação, em São Caetano. Dois dos participantes declararam para a Polícia Civil que a ação tinha o objetivo de chamar atenção do Poder Público em relação às questões de acesso à moradia no município.

A proprietária da residência, que não mora no local, foi avisada pela GCM (Guarda Civil Municipal) sobre o caso. O boletim de ocorrência foi registrado no 1º DP (Distrito Policial) de São Caetano sob o artigo 161 do Código Penal, que pode render detenção de um a seis meses mais multa. A GCM permaneceu no endereço durante a tarde de domingo para que o prédio fosse desocupado. A estrutura em questão fica próxima ao local onde estava o condomínio Di Thiene, que desabou em 2019 e deixou 102 famílias desabrigadas.

No boletim de ocorrência feito domingo, relata-se que o prédio de cinco andares estava desocupado. Há cerca de dez anos, a proprietária permitiu que um conhecido usasse o térreo do condomínio como estacionamento, lucrasse periodicamente com o espaço e a comunicasse caso houvesse a necessidade de reparos.

A última reforma foi feita em maio de 2022. O local possui irregularidades em relação à pagamento de impostos para a Prefeitura, conforme consta no BO.

Segundo relato de uma das participantes da invasão, “a maior parte dos moradores não encontra-se em situação de rua, mas ‘moram de favor’”.

Ela declarou que integrou “a ocupação pela questão social de melhores condições de moradia” e garantiu que deixaria o local de forma pacífica.

 

CASO DI THIENE

Em 2019, também na Rua Heloísa Pamplona, o prédio Di Thiene foi demolido pela Prefeitura de São Caetano após parte da estrutura desabar e deixar oito pessoas feridas e 102 desabrigadas. Na ocasião, a gestão de José Auricchio Júnior (PSBD) garantiu que, em 18 meses, entregaria novas casas para os prejudicados com o desabamento. A promessa não foi efetivada.

Questionada sobre as reivindicações do grupo que ocupou o prédio de domingo e do caso Di Thiene, a Prefeitura de São Caetano não respondeu o Diário até o fechamento desta reportagem.

 

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4058577/predio-em-s-caetano-e-ocupado-por-20-pessoas-em-protesto

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: São Caetano