
Publicado em 09/10/2023 - 07:52 / Clipado em 09/10/2023 - 07:52
Agentes de saúde são elo entre unidades de saúde e o munícipe em casa
Beatriz Gomes
Com a pandemia, o termo agente de saúde foi muito utilizado para indicar aqueles que trabalhavam na linha de frente no tratamento dos pacientes com covid-19, mas qual é a função de um agente de saúde? Os agentes comunitários de saúde (ACSs) são profissionais fundamentais dentro do fluxo das unidades de saúde e realizam o elo entre os postos e a comunidade, por meio de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. Os ACSs atuam mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Uma das principais atribuições dos ACS é a busca ativa para ampliar a cobertura vacinal.
Silmara dos Santos Madalena é agente de saúde da Policlínica Vila Palmares, em Santo André, e conta que sempre teve interesse em trabalhar com pessoas e por isso costumava trabalhar em uma indústria farmacêutica, mas sempre admirei o trabalho dos agentes de saúde nas residências. Até que um dia surgiu o concurso para ACS na região onde moro, me inscrevi e desde então, sou uma agente de saúde com muito orgulho”, relata.
Na última quarta-feira (4/10), Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, a Secretaria de Saúde de Santo André promoveu formatura de 142 ACSs e, Silmara foi convidada para falar em nome dos agentes. “Nós somos ACSs por vocação e o tempo todo, já que somos sentinelas, conhecemos nosso território e as pessoas que nele vivem. Estamos sempre dispostos a orientar a população sobre as questões de saúde para prevenir doenças e auxiliar no tratamento das mesmas”, afirma.
Na formatura foram apresentados os novos uniformes e o tablet que os ACSs utilizam durante as atividades e que serão entregues até o fim do mês para os recém-formados e os outros 128 profissionais que já atuam nas unidades de saúde, além dos 210 trabalhadores que serão contratados nas próximas semanas. Com o reforço, Santo André, que em 2017 contava com 270 ACSs, passará a ter 483 profissionais, acréscimo de 78,8%.
Orientações em domicílio
Jairo Araújo Santos também é agente de saúde em Santo André. Atua na Clinica de Saúde do Jardim Cipreste e destaca que a principal atividade do ACS é a realização de orientações nas residências dos munícipes. “No meu dia-a-dia, organizo, com uma equipe, grupos com gestantes, hipertensos, diabéticos, entre outros para informar e orientar sobre os cuidados necessários para se cuidar em cada uma dessas enfermidades e, apesar da gravidez não ser uma doença, é de extrema importância que as futuras mães entendem o que deve ser feito para garantir a saúde do bebê e delas próprias”, ressalta.
Carla Penteado é chef de cozinha e moradora de São Caetano e relata a importância dos ACS na sua vida e na da filha. Conta que a filha é portadora de deficiência múltipla e recebe a visita dos agentes de saúde frequentemente. “As orientações dos agentes me ajudaram muito e, mesmo quando elas não conseguem nos visitar em casa, eles entram em contato para perguntar como estão as coisas, se recebemos os insumos necessários e até visitam a escola da minha filha para ver como estão as coisas”, afirma.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde